Economia & Mercado

Investimento em micro influenciadores se destaca como tendência no mercado de publicidade

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Especialista explica benefícios de contratar agências para elaborar campanhas de micro influenciadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 20/02/2024, às 10h00


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Os investimentos globais em marketing de influência alcançaram US$34 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior, segundo estudo publicado pela PQ Media. Já a pesquisa realizada pela empresa Influency.me revelou que 68% das marcas brasileiras pretendem aumentar o investimento em marketing de influência neste ano. Mas, como as marcas podem explorar as mudanças do mercado em 2024?

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Quem chama atenção para as agências especializadas e fala sobre os benefícios de campanhas com micro influenciadores é a CEO da Likefy, Thaís Zacharias, que já atua no meio artístico há mais de 15 anos. 

Ela esclarece que optar por micro influenciadores  na divulgação das campanhas é uma excelente estratégia para o mercado em 2024. “As vantagens abarcam a ampliação da marca, aumento do tráfego no site e das vendas, fidelização do cliente e baixo custo de publicidade. Nós identificamos os influencers-alvo, definimos um cachê proporcional mínimo, uma comissão atrativa, e fechamos a produção do conteúdo exclusivo com rastreamento das vendas.”

Segundo Thaís, o retorno da estratégia com micro influenciadores varia de três a seis meses. “Enquanto a campanha com grandes influencers tem o poder de criar autoridade, os micro influencers, mantendo a constância, criam relação com o produto. Este seria o melhor cenário para desenvolver branding e vendas simultâneas.”

A estratégia vai de encontro ao dado revelado pela pesquisa da Opinion Box com a Influency.me, em que 75% dos usuários brasileiros já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais, e 58% consideram provável que voltem a comprar por indicação de influenciadores.

Um case destacado pela especialista demonstra o poder de engajamento da estratégia. “Recentemente, fechamos uma campanha onde mesclamos o uso de imagem de uma celebridade, que tem mais de quatro milhões de seguidores, junto com uma campanha de afiliação com 20 micro influencers. Em menos de uma hora de post, tivemos as primeiras vendas e um aumento de cliques bem significativos no site. Com os influenciadores menores, garantimos uma presença no digital com maior constância, maior humanização da marca e, ainda, vendas gradativas.”

Agências especializadas inovam no mercado

Uma das mudanças que veio com a chegada dos influenciadores no mercado da publicidade foi a contratação de agências especializadas. O modelo especialista em marketing de influência inova e garante resultados mais tangíveis.

“Quando o cliente fecha com uma agência, ele assegura o retorno porque já temos experiências neste mercado. O suporte acontece do início ao fim da negociação, contratos, uso de imagem, acompanhamento das postagens, e isso evita um desentendimento entre as partes e futuros problemas para a marca. Até na contratação destes influencers, a diferença no valor fechado pode chegar a um terço menor do que seria se a marca fechasse diretamente por eles”, explica.

Para os influenciadores, Thaís destaca a segurança oferecida. “Via agência, o influencer se sente mais seguro e também cria mais expectativas para novas publicidades. Isso o motiva a entregar um conteúdo mais autoral e de qualidade.”

Nesse momento de inovação, ela afirma que em 2024 collabs (colaboração) entre marcas e serviços serão uma tendência. “Esse tipo de publicidade merece uma atenção redobrada das empresas, porque é possível unir dois públicos, com fortalecimento da marca e ganho de visibilidade.”

Alguns exemplos de Collabs de sucesso são a linha de produtos do Boticário com a Bubbaloo, roupas da Approve com a Heinz, Gucci com Adidas, e Reserva com a Amazon Brasil.

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