Educação

Sebrae lança Desafio Liga Jovem na Bahia com expectativa de alto número de inscritos; veja como participar

Dinaldo Silva/ BNews
As inscrições já estão abertas e ficam disponíveis até junho no site do Desafio Liga Jovem  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia tem sido destaque no Desafio Liga Jovem, competição nacional com foco na área de educação, promovida pelo Sebrae, em parceria com o Ideias de Futuro. E, para 2024, a organização deseja que esse interesse do público baiano permaneça, pelo menos foi o que deixou claro Paulinha Vecchi, responsável pelo parceiro do programa, durante o lançamento, nesta segunda-feira (15).

“A gente sabe que o Nordeste tem uma capacidade gigante de produzir e a gente quer ainda mais que vocês participem (...) A Bahia se destacou no ano passado e, segundo o ranking atualizado, a gente tem 27 estados e a Bahia está em sexto lugar em número de inscrição e a gente nem começou a divulgar aqui ainda”, celebrou Paulinha.

O Desafio, que visa capacitar estudantes como criadores de soluções para os desafios da sociedade, promovendo uma verdadeira transformação em suas realidades a partir da inovação, do desenvolvimento de competências empreendedoras e com impacto positivo na comunidade, já está em sua segundo edição e é gratuito. Para participar, os interessados devem acessar a página do projeto clicando aqui.

“O Desafio Liga Jovem faz com que os estudantes do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e ensino superior se joguem aí no desafio de empreender um projeto para resolver um problema local, um problema da escola. Então o Sebrae já trabalha com empreendedorismo e a ideia é fazer com que estudantes e professores se juntem e peguem todo o conhecimento de matemática, ciências, português e faça com que isso aconteça. Ou seja, intervenções reais. A ideia é que esse estudante faça acontecer, ou seja, mude a realidade da sua escola, mude a realidade do seu bairro”, descreveu Ana Luci Des Graviers, que é gestora estadual do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae.

Ana Luci ainda ressalta que são diversas categorias e que há premiação em várias etapas. “Vamos ter a etapa estadual, nacional e a premiação final é uma semana no exterior. A gente ainda está vendo qual o país, mas no ano passado a equipe vencedora foi para Madrid, fazendo um estágio exatamente de educação empreendedora, de inovação”, detalhou.

As inscrições já estão abertas e ficam disponíveis até junho. “Se inscreva, participe com o seu professor, professor também ganha prêmio, a escola ganha prêmio, estudante também. Então vai ter smart watch, vai ter notebook, celular de última geração (...) e dinheiro também”, convidou a gestora.

E por falar em premiação, a professora Elisama, que foi premiada no quesito Educador Transformador, contou qual a importância docente no Desafio: “O lugar do professor é de estimular, cada vez mais, iniciativas no sistema de educação que a gente tem. No meu caso, de alfabetização. Uma alfabetização que preze pelo letramento racial, pela discussão do debate étnico de raça, para formar estudantes com outro pensamento em relação à própria existência e como ele se coloca no mercado e na vida cotidiana do mundo geral”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp