Meio Ambiente

BNews ESG: Cargill aposta na sustentabilidade como pilar de sua autação no mercado Brasileiro

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Brasil foi escolhido para a viagem inaugural do navio Pyxis Ocean, fretado pela Cargill e movido com ajuda da força do vento  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 29/04/2024, às 14h22



O Brasil foi escolhido para a viagem inaugural do navio Pyxis Ocean, fretado pela Cargill e movido com ajuda da força do vento. O porto de Paranaguá, no Paraná, recebeu a embarcação que, com duas velas de 37,5 metros de altura, inaugurou em setembro um sistema de propulsão eólica de ponta na navegação comercial que reduz as emissões de carbono do transporte marítimo em até 30%.

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O 3S, programa de melhoria contínua da Cargill voltado para sustentabilidade de fazendas, registrou o aumento do volume de soja certificada no Brasil. Além disso, concluiu a validação da certificação 3S no Nível Prata do sistema FSA 3.0 da Plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform).


A Cargill também investiu no Regenera Cerrado, estudo que reúne mais de 30 cientistas para investigar os benefícios das práticas agrícolas regenerativas no bioma Cerrado, e aderiu ao Programa Soja Baixo Carbono (PSBC), liderado pela Embrapa Soja, com o apoio de outras empresas do setor com o objetivo de estabelecer um protocolo de certificação para a soja de baixo carbono.


A empresa selou, ainda, uma parceria com a Belterra para aumentar a produção de cacau com a restauração de áreas degradadas no Mato Grosso. A iniciativa promove sistemas agroflorestais e plantio de quase um milhão de mudas de cacau e outras culturas. Ainda no segmento de cacau, a empresa contribuiu com o projeto Mulheres do Alto Xingú, uma iniciativa em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), por meio do programa Florestas de Valor e a cooperativa Camppax para cerca de 50 empreendedoras no Pará.

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Com o programa Ação Renove o Meio Ambiente, da marca Liza, a empresa reciclou 2 milhões e 700 mil litros de óleo de cozinha usados. Desde 2010, já foram coletados e transformados mais de 11,8 milhões de litros de óleo usado em todo o território nacional.


A empresa atualizou a embalagem do extrato de tomate Elefante e, com isso, reduziu em 6% o impacto ambiental e 18% as emissões de CO2 no ciclo de vida do produto, se comparado a versão lata. Dessa forma, é possível ter uma redução de 6.800 toneladas de gás carbônico em um ano de produção de extrato de tomate.


Investimento social

A Fundação Cargill celebrou 50 anos de atuação no País. A entidade tem como objetivo promover a prosperidade das comunidades, fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis. Somente no último ano investimos por meio da Fundação mais de R$ 4,4 milhões, apoiando 35 projetos, 14 equipes do Enactus e com a importante ajuda dos mais de 1.800 funcionários voluntários que atuam em certa de 100 comitês. Todo esse empenho envolveu mais de 5.600 horas de trabalho voluntário e mais de 117 mil pessoas beneficiadas diretamente.

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