Eleições

Eleitor será impedido de entrar na cabine de votação com o celular, diz TSE

Foto: Reprodução / TV Globo
Caso não entregue seu aparelho celular para os bancários, eleitor será impedido de votar  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / TV Globo

Publicado em 01/09/2022, às 21h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou as regras sobre a entrega do celular aos mesários nesta quinta-feira (1). A aprovação foi realizada por unanimidade. Além da proibição do uso dos aparelhos nas cabines de votação, também não será permitido o porte de arma nos locais de votação das eleições 2022. As proibições já haviam sido confirmadas pelo plenário, e agora a Corte aprovou as regras para o pleito.

Fica proibido entra na cabine de votação com celular, máquina fotográfica, filmadoras, equipamentos de rádio comunicação ou qualquer outro instrumento de possa comprometer o sigilo do voto (ainda que estejam desligados).

Todos os aparelhos citados deverão ser desligados e entregues à mesa receptora de votos, caso contrário a pessoa será impedida de entrar na cabine. Os utensílios só serão devolvidos após a conclusão da votação da pessoa.

Caso não siga as regras, além do eleitor não ser autorizado a votar, a presidência da mesa receptora constará em ata os detalhes do ocorrido e a força policial será chamada para adotar providências necessárias.

Em sessões eleitorais onde houver necessidade, a pedido do juiz eleitoral, detectores portáteis de metal poderão ser utilizados para impedir a entrada dos equipamentos eletrônicos na cabine de votação.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp