Meio Ambiente

Livro “Funções Sociais da Cidade II”, de Georges Humbert, será lançado no “BNews Glass” durante congresso

Divulgação
Lançamento da segunda edição do livro “Funções Sociais da Cidade” acontece durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 06/05/2024, às 20h00



Pensado e desenvolvido como um espaço para expansão e repercussão das temáticas a serem abordadas no II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, o espaço “BNews Glass” receberá, no primeiro dia do evento, o lançamento da segunda edição do livro “Funções Sociais da Cidade”, de autoria do jurista Georges Humbert. O exemplar traz possíveis soluções cotidianas para quem deseja empreender.

O lançamento do livro ocorre em meio à segunda edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Consolidado como o maior evento da área sediado na capital baiana, o congresso, desta vez, traz como tema central “A equação do desenvolvimento, da preservação e da segurança jurídica”.

Iniciativa

Em entrevista ao BNews, o advogado, professor, pós-doutor e mestre em direito e sustentabilidade, Georges Humbert, explicou de onde surgiu a iniciativa de escrever o segundo volume da obra após 10 anos da publicação da sua primeira edição.

“Este livro, resultado da pesquisa de minha tese de doutoramento, aprovada com nota máxima pela banca examinadora da PUC-SP [Pontifícia Universidade Católica de São Paulo], completou dez anos da primeira edição, mas o tema, que passa pela sustentabilidade das cidades, sob a ótica constitucional e legal, permanece na ordem do dia. Assim, veio a calhar a sua atualização e lançamento da segunda edição”, informou Humbert.

Temáticas

Além das teses desenvolvidas até o momento, o especialista em direito ambiental traz na segunda edição do livro “Funções Sociais da Cidade” possíveis soluções para o dia a dia daqueles que empreendem em áreas urbanas ou realizam a gestão pública municipal destas.

“Os aspectos da área urbana, suas funções, finalidades, instrumento de gestão, diferenças entre estas e a área rural, fundamentos, interpretação do estatuto da cidade, impacto de vizinhança, PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano], parcelamento do solo e solução de conflitos com outras normas, como o Código Florestal”, detalhou Humbert sobre as temáticas a serem abordadas no segundo volume do exemplar.

O congresso

Com o objetivo de analisar o tema sustentabilidade à luz do Estado Democrático de Direito, o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB), realiza mais uma edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade.

Sob coordenação da empresária e advogada especialista em direito ambiental, Isabela Suarez, vice-presidente de Sustentabilidade da ACB e presidente Fundação Baía Viva, e do também presidente do Ibrades, Georges Humbert, o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com a presença de especialistas do setor, cientistas, agentes políticos, empresários e formadores de opinião de todos os cantos do país.

BNews Glass

O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com uma ampla cobertura jornalística do site que mais cresce na Bahia, além de transmissão ao vivo de alguns dos principais painéis do evento. Por meio do “BNews Glass”, um espaço pensado especialmente para o evento, jornalistas do BNews receberão gestores e administradores de órgãos públicos e privados, agentes políticos, promotores, magistrados, advogados e profissionais que atuam na agenda sustentável.

Todo o conteúdo produzido pelo veículo de comunicação durante os dois dias de congresso poderá ser acessado em tempo real através do site bnews.com.br, do Instagram (@bnews_oficial) e do canal BNewsTV, no YouTube, que já soma mais de 160 mil inscritos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp