Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Surfista prateado

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/03/2023, às 05h30 - Atualizado às 14h10   Editoria de política



Homem de gelo

Um famoso comerciante da área de saúde resolveu, após denúncias perante autoridades federais, fazer uma viagem sem passagem de volta para a região nórdica da Europa. O rapaz foi de mala e cuia, sem deixar rastro na capital baiana. O estrago que ele causou aos cofres públicos de Salvador e algumas cidades na RMS ultrapassam a casa dos milhões. Alguns concorrentes do destemido empresário vêm o chamando carinhosamente de o homem de gelo. A alcunha lhe cai tão bem não só pelo modus operandi de agir nos negócios, com extrema frieza, como personificando o seu intercâmbio nas montanhas de neve da Noruega e Dinamarca. A Sombra avisa que uma hora ele vai ter que voltar para a terra do Sol...

hhh

Surfista prateado
Acostumado a pegar altas ondas pelo mundo afora, um famoso lobista baiano, acostumado a atuar na área pública, especificamente no ramo de educação e informática, ganhou o carinhoso apelido de surfista prateado. O personagem da Marvel Comics, acostumado a manipular "energias ambientais do universo", é considerado indestrutível. Sua força pode aumentar a níveis incalculáveis. Trazendo para a realidade dos humanos, o já não tão jovem rapaz precisa recolher sua prancha. O prefeito Bruno Reis já o botou para correr duas vezes. Inclusive, a sua última vez , em um famoso restaurante japonês da cidade, recusou-lhe estender a mão. Cuidado surfista! A onda está vindo e pode quebrar em sua cabeça...

surfista


Kojak vai embora
Alô você, Kojak, figurinha fácil da pseudo sociedade baiana, acostumado a patrocinar regabofes para políticos, empresários e damas "botoxadas" da elite soteropolitana está colocando sua bela mansão à venda. Apesar da baixa procura, o Kojak baiano como de praxe já aceita receber em permuta dos famigerados transcons, terrenos na BR, e títulos podres de gestões passadas. A NSP, sempre atenta, avisa aos seus mais de 500 credores que Kojak pretende fugir para a terra do Tio Sam até o São João. A passagem, de Executiva da Tam, já está comprada e não adianta depois que ele cruzar a fronteira chorar pelo leite derramado.


Velho oeste, novo oeste
O cowboy John Wayne  deve estar se remexendo no túmulo. Isso porque o burburinho no meio jurídico baiano é que a Operação Faroeste estaria entrando em uma nova fase de investigação e velhos e novos personagens - daquela que investigou e levantou diversas falcatruas no oeste baiano, com envolvimento de figurões locais, desbaratando uma quadrilha de grileiros. O movimento de grandes escritórios de advocacia em Salvador e em Brasília têm aumentado e muito de janeiro para cá. Todos estão de olhos bem atentos nos próximos capítulos do maior escândalo já ocorrido em terras baianas. Como diria um famoso amigo da NSP: velho oeste, novo oeste.


O sonho de Trindade
O presidente da Conder e ex-vereador, José Trindade, considerado todo-poderoso do Governo Rui Costa e homem forte da gestão Jerônimo, vem alimentando o sonho de ser candidato a prefeito por uma ala isolada do PT. A questão é que o jovem gestor vai passar por uma prova de fogo dentro das inúmeras correntes de dentro do PT e dos partidos aliados da base do governador. O principal opositor de Trindade seria seu maior pesadelo: chama-se o vice-governador Geraldo Júnior.

Prefeito "sem sinal"
Em pleno século 21, o prefeito Dinha de Simões Filho, parece que vive no tempo das pedras. A brincadeira na cidade é apostar em quem consegue falar com o cacique de Simões Filho. Nem situação, nem oposição, nem mesmo seus fiéis secretarios conseguem falar com o seu digníssimo. Ele alega à turma que não usa celular, não lembra do número, e qualquer contato completo ele é via uma "moça " que o auxilia na interface  com a turma que deseja falar com ele. Acho bom o prefeito acordar, pois a sua gestão também está incomunicável.

celular


Quem é o pai da criança, Ratinho?
Quem não se lembra do icônico quadro do teste do DNA no programa do Ratinho? Pois é. Uma situação na Câmara de Salvador nesta semana chamou a atenção da NSP para saber quem é o pai da criança - Regulamentação dos App em Salvador. Átila do Congo [sempre ele] e Alexandre Aleluia quase se engalfinharam na sessão por causa de uma emenda para incluir os Uber Moto na lei municipal. No final, a lei não é de um nem de outro. É cada uma que só duas. Rapaaaaaaaaz.


Com as bênçãos do Velho Chico 
Com o vereador Henrique Carballal assumindo a Companhia Mineral da Bahia, como bem antecipou a equipe de política do BNews, um jovem aspirante a vereador, que estava agoniado por esta nomeação, vai enfim assumir o mandato na Câmara de Salvador: Randerson Leal, filho do São Francisco e do deputado Roberto Carlos. A NSP quer saber: o nobre edil vai debutar na CMS sob as bênçãos do Velho Chico? 

carballal


A ‘patota’ de Bruno Reis
Numa tentativa de mostrar força política dentro de Salvador, o prefeito Bruno Reis convocou todos os vereadores da base a comparecerem num evento da Prefeitura na Federação. Mas teve gente que tomou falta e o gestor está de olho na ‘patota’ infiel.

bruno


E agora, Bruno?
Leo Prates já está em campo para ser o vice de Bruno Reis, com vistas na eleição de 2028, quando deverá acontecer a sucessão do atual prefeito caso ele seja reeleito. E isso não é uma grande surpresa. O problema: Ana Paula Matos, que vem afirmando aos quatro ventos que não pretende concorrer a cargos eletivos a não ser que continue na vice.  

léo


Líder à la vontê
Geraldo Júnior fala tanto em sonho de ser prefeito, de governar ‘sua cidade’ que caiu em seu colo agora algo muito melhor: o governo da Bahia, com a viagem de Jerônimo à China. É, líder, vai que é tua, aproveita e faz teu nome, já que agora você estará à la vontê, ou não.

GJ


Fogo Amigo
Recentemente, o deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) andou questionando o porquê de tantos acordos entre os líderes de Oposição e Governo na ALBA. Um observador político disse que deveria Marcinho perguntar ao deputado federal e seu padrinho político, Elmar Nascimento, o motivo de tantos acordos com o governo federal, que negocia emendas, cargos na Codevasf e cargos nos ministérios das Comunicações e Minas e Energia. A resposta a Marcinho pode estar dentro da própria casa.


Com fome?
Na última sexta-feira (24), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou com muita pompa e orgulho o programa "Bahia Sem Fome", voltado para a erradicação da fome no estado. A ironia é que o evento teve uma duração tão longa, com diversos discursos e entregas que, ao final, muita gente saiu de barriga vazia.


Nos tribunais
Tem um fotógrafo de um ex-candidato ao Governo da Bahia, em 2022, que decidiu processar por conta própria, "meio mundo" de site por conta de direitos autorais. Até aí, nada demais, não fosse a falha da assessoria de comunicação do postulante que, ao enviar as fotos para a imprensa, não dava o referido crédito, postando apenas como "divulgação". Incompetência ou jogo combinado?


Amigos para "siempre" 1
Os líderes governista e da oposição na ALBA, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches protagonizaram um momento "amigos para siempre" durante a esvaziada sessão da ALBA que comemorou os 474 anos de Salvador, nesta quarta-feira (29). Ao solicitar o fim da sessão, por falta de quórum, Alan Sanches recebeu a concordância por parte do petista. Na sequência, o membro do União Brasil foi até Rosemberg e deu-lhe um abraço.


Amigos para "siempre" 2
A cena foi registrada pela TV ALBA e percebida, em plenário, pelo deputado Samuel Júnior (Republicanos), que presidia a sessão: "Essa é uma foto histórica. O bom do parlamento é essa harmonia", disse Samuel. Depois se perguntam porque não se tem oposição na ALBA...


Freio de mão puxado
Nesta semana, o jornal O Globo divulgou que o governo Lula tinha pelo menos 146 cargos para distribuir a aliados dentro do chamado segundo escalão, com alguns deles envolvendo negociações com partidos de oposição como PP e Republicanos. Porém, a demora e a complexidade da operação têm irritado petistas. Um parlamentar baiano da sigla, por exemplo, queixou-se ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do atraso das nomeações. Isso estaria acontecendo, conforme a publicação, pela demora do pente-fino feito pela Casa Civil, de Rui Costa. Procurado para falar sobre o assunto, ele negou qualquer "represamento".


Fiquem "pianinhos"
As discussões entre os deputados Diego Castro e Hilton Coelho dentro do plenário e nas salas da comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) têm incomodado o presidente do legislativo baiano, Adolfo Menezes . Em sessão na terça-feira (28), o chefe da ALBA foi visto, em tom mais incisivo, falando com os dois parlamentares que, ao que parece, vão "segurar a onda" nas críticas ideológicas a partir de agora.


O chupetinha da Bahia
Nikolas Ferreira tem causado nacionalmente pelos seus posicionamentos explosivos e debochados, rendendo-lhe o apelido de chupetinha. Seria Diego Castro o "chupetinha" baiano?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp