Política

Barroso herdará milhares de processos ao assumir o STF; saiba quanto

José Cruz / Agência Brasil
Casos serão herdados da presidente Rosa Weber que se aposentou da Corte  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 08h25 - Atualizado às 08h35


FacebookTwitterWhatsApp

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso receberá uma 'bomba' em suas mãos. Isso porque o jusrista herdará todos os processos deixados pela ministra Rosa Weber. Ao todo, serão 4.889 processos. Vale lembrar que Barroso tomará posse nesta semana na Corte e nela, terá uma apresentação de uma cantora baiana.

Essa informação foi obtida pela área de transparência do Supremo. A maioria desses procedimentos já possuem uma decisão. Dos 4.889, 4.449 estão nessa situação. Isso quer dizer que todos esses estão aguardando um eventual recurso. Na prática, o ministro Barroso só terá 'trabalho' em 440 desses processos.

Explicamos

O detalhe é que na maioria dos casos, esses processos são àqueles que chegam ao tribunal e, pelas regras da Corte, são encaminhadas diretamente ao presidente. Esses são os casos, por exemplo, dos recursos extraordinários. Vale lembrar que existe uma média de tempo para a circulação desses processos no Supremo. No momento, a média de tempo de tramitação na presidência tem sido de 81 dias.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp