Política

BNews na posse: Cortejo de Lula está indefinido publicamente por fator segurança

Daniela Pereira/BNews
A posse presidencial de Lula está programada para acontecer com um roteiro de duas horas de duração  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira/BNews

Publicado em 01/01/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h14   Daniela Pereira e Pedro Moraes



Após 12 anos de despedida do Planalto, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará ao cargo de gestor da República pela terceira vez, a partir deste domingo (1°). Nesse sentido, sessenta e três dias depois do resultado do segundo turno das eleições, já está tudo preparado para a instalação do petista no Palácio do Planalto.

Em um roteiro com duração prevista para duas horas, em toda a cerimônia de posse, um dos elementos essenciais, sobretudo pelas divergências de partidos entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), uma das incertezas envolve a tática do cortejo: se ele será feito de forma aberta ou fechada. 

O que se sabe, até então, é que o primeiro passo de Lula será a chegada à Catedral Metropolitana de Brasília (ponto inicial da cerimônia de posse) junto a Geraldo Alckmin, por volta das 14h20. No mais, a expectativa é que a dupla chegue ao Palácio do Planalto por volta das 16h20, onde devem subir a rampa do local. 

A princípio, o policiamento está reforçado na região, com ampla mobilização da Polícia Militar do estado, que ainda conta com a presença de equipes de segurança particular e drones sobrevoando o local. A equipe do BNews tomou conhecimento de que há atiradores de elite em todos os locais da Esplanada dos Ministérios. 

No geral, até 30 mil pessoas poderão ficar na Praça dos Três Poderes, e os portões de entrada podem ser fechados até no máximo 12h30.

*A reportagem do BNews está em Brasília para cobrir a posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp