Política

Bruno Reis anuncia pacote de programas sociais e aumento de 33% do Aluguel Social; entenda

Joilson César / BNews
Pacote vai contemplar pessoas em situação de vulnerabilidade social de Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 20/07/2023, às 09h05   Cadastrado por Tácio Caldas



O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), anunciou nesta quarta (19) mais um amplo pacote de programas sociais. Desta vez a medida irá ampliar a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade na capital baiana, promovendo, por exemplo, a contratação de dez entidades que acolhem a população em situação de rua, além de aumentar o benefício do Aluguel Social em mais de 30%.

Esse novo pacote foi anunciado pelo chefe do executivo municipal durante entrevista à rádio A Tarde FM, quando discutiu questões relacionadas à população que vive em situação de rua em Salvador. De acordo com o prefeito, o Censo das Pessoas em Situação de Rua, realizado em conjunto com o Projeto Axé, promoveu a identificação de pouco mais de 5 mil indivíduos vivendo nessas condições na capital baiana.

“Nós criamos uma série de ações para atender a esse público. Para aqueles que estão em situação de dependência de substâncias psicoativas, nós já contratamos cinco instituições que vão acolher pessoas que precisam de tratamento por conta da dependência. E estamos finalizando outros termos para contratar mais cinco, e assim vamos contar com dez entidades no total”, pontuou Bruno Reis, antes de completar falando sobre o serviço de acolhimento feito pela sua gestão.

“Além disso, temos também as nossas unidades de acolhimento da população em situação de rua, através das quais ofertamos vagas próprias. Quero lembrar que, quando cheguei à Prefeitura, em 2015, como secretário de Promoção Social, eram apenas duas instituições. Hoje, nós ofertamos mais de 1,1 mil vagas diretas”, completou o prefeito.

Durante a entrevista, o gestor também recordou da implantação do programa de Moradia Assistida – um sistema de aluguel e atendimento psicológico –, que foi lançado em no mês passado na capital baiana.

“[...] estamos alugando a casa, mobiliando ela toda e oferecendo atendimento psicológico e social para a família que vai ser acolhida. No mês passado, nós pagamos o Aluguel Social a 12,7 mil pessoas. Nós fizemos alguns ajustes e agora nós vamos pagar o Aluguel Social para o locador do imóvel e não mais para o locatário. E, inclusive, nós vamos aumentar de R$ 300 para R$ 400”, informou Bruno Reis.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (19):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp