Política

Prefeitura lança programa de moradia para pessoas em situação de rua

Joilson César/BNews
Programa tem como objetivo atender até 100 pessoas em situação de rua  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 28/06/2023, às 09h24 - Atualizado às 10h35   Daniel Serrano e Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador lançou na manhã desta quarta-feira (28) o programa "Moradia Assistida: Reinventando Caminhos", em evento realizado na Rua São José de Paripe, no bairro de Paripe, onde foi entregue a primeira residência do projeto. O lançamento contou com as presenças do prefeito Bruno Reis (União), da vice Ana Paula Matos (PDT) e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), Júnior Magalhães. 

O programa tem como objetivo atender até 100 pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de drogas e que não aderem aos modelos atuais de moradia provisória, promovendo assim uma moradia permanente, individual e digna para os beneficiados. Júnior Magalhães detalhou como as famílias serão assistidas pelo projeto a médio e longo prazo.

"É mais um projeto inovador da Prefeitura de Salvador, preocupada com as pessoas em situação de rua, para que a gente possa buscar mecanismos de dar autonomia e uma nova vida a essas pessoas. O objetivo não é apenas abrigar famílias em residências mobiliadas, mas acompanhar, durante todo o período de assistência do projeto com psicólogos, assistentes sociais, para que essas famílias possam ter uma nova atividade econômica, capacidade de profissionalização, para poder sair das ruas e ter uma nova vida", disse o secretário.

O prefeito Bruno Reis contou ainda como funcionarão as novas residências cedidas pelo programa. “Toda mobiliada com eletrodoméstico, móveis, alugada pela Prefeitura, que terá acompanhamento de uma instituição, que inclusive está dando todo apoio para reduzir os danos, restabelecer os vínculos dessas famílias, que moravam nas ruas, embaixo dos viadutos, que tinham filhos que estavam sendo atendidos pelas organizações sociais e agora terão a sua tão sonhada casa", disse o prefeito.

Recuperação de usuários de drogas

O acolhimento acontecerá de forma voluntária. Entre os acompanhamentos, haverá também vagas em unidades de acolhimento, com o objetivo de recuperar cidadãos do vício das drogas. Nos próximos dias será assinada a liberação de mais 50 vagas para estas unidades, inclusive com equipamentos até fora de Salvador. Até o momento, há a disponibilidade de mais de mil vagas nas unidades de acolhimento.

Bruno Reis revelou ainda que a prefeitura está finalizando e divulgará em breve o censo da população em situação de rua, traçando o diagnóstico dos fatores que levam pessoas a essa condição.

"Existe um censo elaborado pelo Projeto Axé, que está sendo concluído. Acredito que no mês de julho a gente tenha os números finais. Além do programa Moradia Assistida, temos uma série de outros programas que vamos anunciar no mês de julho, dando amparo às famílias, principalmente aquelas que agravaram a sua situação por conta da pandemia”, pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp