Política

Ciro Gomes é denunciado pelo MP do Ceará; saiba motivo

Dinaldo Silva / BNews
Caso seja considerado culpado, o ex-ministro pode ser condenado de 1 a 4 anos de reclusão, além do pagamento de multa  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/05/2024, às 11h47



O Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPE-CE) apresentou uma denúncia contra o ex-governador do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes (PDT) pelas declarações contra a senadora Janaína Farias (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em uma entrevista concedida em abril, o pedetista disse que a parlamentar só assumiu o cargo por ser "assessora para assuntos de cama" do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Na denúncia, promotora eleitoral Sandra Viana Pinheiro, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, diz que Ciro agiu "dolosamente" e com o objetivo de "constranger e humilhar" a senadora, "menosprezando-a por sua condição de mulher".

“Percebe-se, sem sombra de dúvidas, que o denunciado dolosamente almejou constranger e humilhar a Senadora da República Janaína Carla Farias, menosprezando-a por sua condição de mulher, com o indiscutível propósito de dificultar o desempenho de seu mandato junto ao Senado Federal, resultado em agressões à vítima com ofensas sexistas e misóginas”, diz a promotora.

Na denúncia, a promotora acusa o Ciro Gomes de “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

Caso seja considerado culpado, Ciro Gomes pode ser condenado de 1 a 4 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp