Política

Lula pode ter que readmitir funcionário da Abin demitido por Rui Costa

Ricardo Stuckert/PR
Caso ocorre depois que a Justiça arquivou um processo contra o agente, que foi apontado como responsável por vazar dados da agência  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2024, às 08h17



O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  pode ter que readmitir o ex-agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Cristiano Ribeiro, demitido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em fevereiro deste ano.A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, a decisão pode ser tomada depois que o ex-funcionário da Abin foi inocentado em um processo sobre o suposto vazamento de dados da agência. A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou ofício ao ministério comandado por Rui Costa no último dia 15 de abril informando a pasta sobre o arquivamento promovido pela Justiça Federal. 

Rui Costa demitiu Cristiano Ribeiro depois que a corregedoria da Abin apontou o então funcionário como o responsável pelo vazamento de informações publicadas em reportagem, de 2020, sobre um suposto uso da agência para proteger o senador Flávio Bolsonaro. À época, a Abin era comandada por Alexandre Ramagem, atualmente deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro.

A principal prova utilizada para demitir Cristiano Ribeiro foi uma foto da tela de um monitor. No entanto, o registro foi considerado inconclusivo pela perícia da Polícia Federal (PF), que alegou que, apenas com base na imagem, não era possível garantir que o computador usado para o vazamento era o mesmo usado por Ribeiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp