Política

MPF dá parecer favorável à soltura de Anderson Torres

Tom Costa/MJSP
MPF quer que ex-secretário do DF use tornozeleira eletrônica e afastado do cargo de delegado  |   Bnews - Divulgação Tom Costa/MJSP

Publicado em 17/04/2023, às 18h26   Cadastrado por Bernardo Rego



O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou uma manifestação, nesta segunda-feira (17),  favorável à revogação da prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres. O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do Metrópoles.


O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, solicitou que a revogação da prisão deve ser condicionada ao cumprimento de medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica. Ainda segundo o documento, Torres também ficaria proibido de deixar o DF e de manter contato com os demais investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ele também teria que ficar proibido de reassumir o cargo de delegado de Polícia Federal.


“Considerando o cenário atual das investigações, existem medidas cautelares diversas da prisão que cumprem de forma mais adequada as finalidades em tela, providência que deve ser realizada nos termos do art. 282, § 6º, do Código de Processo Penal”, disse Carlos Frederico no parecer.


Ao justificar a proibição do contato com outros investigados e o afastamento do cargo de delegado federal, o subprocurador-geral afirmou que tal medida se revela essencial, sobretudo, considerando “o grave contexto dos fatos investigados e a posição do requerente nos quadros da Administração pública. A intenção é evitar que o investigado possa utilizar de sua influência política para interferir no andamento da apuração”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp