Política

Saiba qual a CPI que Arthur Lira já avisou que não quer abrir

Montagem/BNews
Cerca de oito Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) aguardam instalação de Lira  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 18/04/2024, às 07h36


FacebookTwitterWhatsApp

No centro do embate com o governo Lula (PT), após trocas de farpas com o ministro Alexandre Padilha, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) tem evitado embates com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do O Globo, das oito Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que aguardam instalação na Câmara dos Deputados, pelo menos uma não é prioridade para o alagoano, pois mira diretamente o ministro Alexandre de Moraes.

O requerimento capitaneado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo) foi apresentado em novembro do ano passado e tem como alvo inquéritos que tramitam no STF sob a relatoria de Moraes – como o das fake news, o das milícias digitais e a apuração dos atos golpistas de 8 de Janeiro.

O parlamentar quer  investigar a “violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade, por membros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal”.

Após aparecer de surpresa no Senado, Moraes também também se reuniu com Lira. O encontro ocorreu em meio ao movimento de deputados para instalar a comissão polêmica.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp