Saúde

Mãe de criança com autismo está há cinco anos em fila do CRE-TEA para tratar o filho

Divulgação/Liga Álvaro Bahia
Governo do Estado teve prazo para tomar medida sobre as crianças com autismo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Liga Álvaro Bahia
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 18h20



Mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e presidente do Núcleo Acolhedor da Criança Autista (NACA), Ana Félix vem travando uma batalha para ter seu filho incluído no Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), serviço especializado no atendimento a crianças autistas.

Ana matriculou seu filho no CRE-TEA em 2017, quando a criança, com 3 anos e meio, recebeu o diagnóstico. Hoje, o menino tem 9 anos, e ainda está na fila para tentar iniciar seu tratamento no local. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Não só Ana, mas diversas outras famílias passam pelo mesmo problema. Segundo a denunciante, foram inúmeras tentativas para saber porque não conseguia iniciar o tratamento do filho, mas os responsáveis pela unidade apenas afirmam não haver vagas. 

Junto a um grupo coletivo de mães e instituições, Ana entrou com uma ação na Defensoria Pública do Estado da Bahia. No dia 16 de agosto, foi decidido que o Governo do Estado, em um prazo de 30 dias, tome providências para garantir o acesso das crianças ao tratamento, e que, no prazo de 10 dias, apresente um plano informando quais serão as medidas adotadas que irão permitir a expansão do acesso ao tratamento para crianças e adolescentes necessitados. 

Segundo Ana, contudo, até esta quinta-feira (28), nenhuma resposta foi dada pela gestão estadual. 

Conforme documento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mais de 40 famílias denunciaram a necessidade do aumento de vagas e da celeridade no tratamento dos jovens com TEA.

Duas manifestações já foram feitas pelas famílias. Uma delas aconteceu em frente ao Fórum Ruy Barbosa e a outra, em frente à sede da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Outro ato deverá ser feito no dia 11 de outubro, na frente da unidade do CRE-TEA.

O BNews entrou em contato com a SESAB para um posicionamento sobre a denúncia. A pasta declarou que pretende construir 15 Centros Especializados de Reabilitação e que convocará os 417 municípios para ampliarem o atendimento a pacientes com TEA. 

A secretaria, no entanto, não respondeu sobre as providências que foram tomadas para garantir o acesso das crianças ao tratamento. Essa medida devia ter sido tomada até o dia 16 de setembro, conforme prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp