Acidente

Pilotos de Eduardo Campos não tinham treino adequado para operar aeronave

Publicado em 27/01/2015, às 08h07   Reprodução   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que a tripulação que transportava o presidenciável Eduardo Campos não havia realizado o treinamento de transição para operar o modelo Cessna 560 XLS+.
 
A informação antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo contou que a investigação conduzida por um equipe de 18 integrantes também constatou que o avião fez um procedimento de aterrissagem diferente, uma espécie de "atalho", do que é recomendado.
 
As investigações preliminares indicam não haver indícios de falha técnica no avião, que caiu no dia 13 de agosto do ano passado no bairro do Boqueirão, em Santos, matando 7 pessoas. A partir de agora a ênfase será dada na análise de fatores humanos e operacionais.
 
O investigador encarregado, tenente coronel Raul de Souza, admitiu que o tanto piloto Marcos Martins quanto copiloto Geraldo Magela Barbosa não tinham a proficiência requisitada. Ele, no entanto, disse ser necessária avaliar o quanto essa deficiência foi determinante para o acidente.
 
Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (26), os investigadores revelaram que o piloto tinha condições de efetuar a aterrissagem na manhã do acidente, apesar das condições climáticas. O piloto, no entanto, fez uma aproximação no Aeródromo de Santos diferente do recomendado. As investigações não indicam falha técnica na aeronave.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags acidente investigação Eduardo Campos aeronave Cenipa