BNews Agro

Acidentes com escorpiões na Bahia: veja medidas preventivas e o que fazer caso seja picado

Este ano, Secretaria da Saúde do Estado registrou 23 mortes causadas por picadas de escorpiões  |  Divulgação

Publicado em 15/11/2023, às 11h16 - Atualizado às 11h26   Divulgação   Cadastrado por Verônica Macêdo

População baiana precisa estar em alerta com aumento do número de casos de adultos e crianças picados por escorpiões no Estado. Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia, desde o início de 2023 até o final do mês de outubro, foram registradas 23 mortes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os dois maiores municípios do interior lideram este ranking, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Em Vitória da Conquista, já são mais de 780 casos registrados, sendo 528 só na zona rural, número que representa mais de 60% das ocorrências.  

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Unime Anhanguera, Kelly Sampaio, a gravidade das picadas de escorpião pode variar, e os sintomas podem incluir dor intensa, inchaço, náusea, vômito, sudorese e, em casos mais graves, acometimentos cardiorrespiratórios. Portanto, é essencial buscar atendimento médico o mais rápido possível.  

“As maiores vítimas de morte por picadas de escorpião são crianças com idade inferior a 10 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Por possuírem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, os pequenos se tornam mais suscetíveis aos efeitos do veneno do aracnídeo. Além disso, normalmente, as crianças podem brincar em locais onde os animais podem se esconder, como embaixo de móveis, caixas e outros objetos”, alerta a especialista.  

Para Kelly Sampaio, com a alta dos casos na Bahia, adotar algumas medidas preventivas é essencial. Confira algumas dicas.

O que fazer caso seja picado: 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os escorpiões de importância em saúde pública são as seguintes espécies do gênero Tityus: 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags acidentes mortes escorpiões picadas Secretaria de Saúde da Bahia medidas preventivas

Leia também


Oeste da Bahia registra recordes de produtividade com técnicas de recuperação do solo


Doença severa pode provocar perdas de até 75% da produtividade do algodão; entenda