BNews Agro
Publicado em 11/06/2026, às 18h14 BNews Lucas Pacheco e Mariana Cedrim
A programação da Bahia Farm Show, desta quinta-feira (11) contou com um momento de roda de conversa sobre histórias do Oeste Baiano. O produtor Júlio Busato, pioneiro na região compartilhou sua experiência.
“Eu cheguei aqui, agrônomo recém formado, não sabia nada daqui, tudo era muito diferente. Tudo que eu aprendi lá não serve de nada aqui, porque lá tinha 80% da vida, aqui tem 80% da lei. O maior problema que nós tivemos foi a falta de tecnologia. Não se sabia o que plantava.”
Busato contou que as coisas começaram a evoluir quando ele começou a acompanhar os produtores que também estavam começando e que o grande ganho foi quando uniram as sensações.
"E aí, nós nos organizamos de uma forma mais eficiente. Criamos criamos a AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) por uma necessidade. E a AIBA foi criada para proteger os irrigantes do governo. E que vinha cobrar água, que vinha as tarefas antológicas. E depois a gente descobriu que isso era necessário."
Bahia Farm Show 2026: Sebrae marca presença na feira levando novidade para startups
Bahia Farm Show 2026: Jaime Cappelesso fala da dimensão e alcance da feira: "Bahia, Nordeste e Brasil"