BNews Agro

Citricultura baiana tem se destacado e gerado interesses em novos mercados de consumo; saiba mais

Bahia deu importante passo na comercialização internacional de sua citricultura  |  Divulgação / Ascom / Adab

Publicado em 29/03/2025, às 12h52   Divulgação / Ascom / Adab   Publicado por Vagner Ferreira

A citricultura baiana tem se destacado e conquistado novos mercados de consumo, conforme sinalizado pelo Portal de Defesa Agropecuária da Bahia. Tal fator pode ser notado através de parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e o Ministério da Agricultura (Mapa), que tem expandido, por exemplo, a produção de lima ácida Tahiti, com foco em exportação ao Chile

O diretor geral da Adab e engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Luz, sinalizou que esse desempenho é fruto de uma política pública estadual que valoriza o agro e o trabalho dos órgãos reguladores.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“O Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), tem atuado conjuntamente com ações de fomento, organização, inovação e conquista de mercados consumidores”, avaliou, segundo a reportagem.

A parceria tem como objetivo colaborar para a comercialização interestadual de vegetais; o controle de pragas; certificação fitossanitária; o acesso a documentos necessários a nível intra e interestadual; o monitoramento de uso agrotóxico e etc.

“Mostramos aos produtores, beneficiadores, exportadores e responsáveis técnicos, que a Bahia é detentora de uma vantagem competitiva, comparada a outras regiões produtoras do país: seu status fitossanitário livre de Cancro Cítrico e do Greening”, concluiu a especialista na área de citros na Adab, Suely Brito.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tagsgoverno do estado da Bahiaministério da agriculturacontrole de pragasbnewsdesenvolvimento ruralComercialização interestadualAgência estadual de defesa agropecuáriaCitricultura baianaPolítica pública estadualSecretarias da agriculturaExportação para chile

Leia também


Aniversário de 476 anos de Salvador: Cidade com identidade cultural construída entre cartões-postais e periferia


Reunião discute expansão de centros de abastecimentos na Bahia; saiba mais