BNews Agro

FGV Agro projeta aumento da produção agroindustrial; confira

Entidade acredita em um aumento da produção agroindustrial entre 0,8% e 2,2%  |  Divulgação / André SAAD - Pixabay

Publicado em 22/12/2022, às 15h56   Divulgação / André SAAD - Pixabay   Cadastrado por Téo Mazzoni

O FGV Agro (Centro de Estudos do Agronegócio) mostrou maior cautela quanto aos resultados após revisar suas projeções de crescimento da produção agroindustrial em 2022. De acordo com a entidade, em novembro, a projeção havia estimado uma alta de 2,2% frente a 2021. Mas agora, um intervalo entre 0,8% e 2,2% está sendo considerado, como mostra a pesquisa mensal da instituição. 

De acordo com um estudo, a revisão das previsões é baseada nos resultados de outubro de 2022. A FGV Agro ainda pondera, em relatório, que a produção agroindustrial precisará obter um aumento de 8,1% no último bimestre do ano, ante o mesmo período de 2021, para chegar ao cenário base de 2,2% de avanço. 

"Apesar de não ser impossível, não é algo esperado, mesmo com a estreita base de comparação verificada no último bimestre de 2021", afirma no documento.

No mês de outubro, a agroindústria brasileira apontou para um crescimento de 3,9% na sua produção física ante outubro de 2021. Apesar do avanço, a FGV ressalta que a base de comparação de 2021 era bem estreita, já que houve contração de 11,8% do índice com efeitos da Covid-19.

 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

 

"O país conta, atualmente, com um cenário interno de maior aquecimento do mercado de trabalho e redução dos custos de produção (queda nos preços de combustíveis e de energia elétrica e menores patamares das cotações de matérias primas)", explica a entidade.

O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas puxou o setor para uma alta de 8,2% quando comparada ao ano anterior. Por sua vez, a área de Produtos Não-Alimentícios registrou contração de 0,5%. 

Até outubro, a expansão na produção industrial registra alta acumulada de 1,1% no ano e, desde março, a produção nacional não apresenta taxas de variações abaixo de zero, na comparação interanual.

O resultado, segundo a instituição, reflete o melhor desempenho da produção de Produtos Alimentícios e Bebidas. O setor registrou, até setembro, alta de 2,1% no volume de produção do segmento.

Classificação Indicativa: Livre


Tags crescimento 2022 bnews agro bnews agro FGV Agro produção agroindustrial Centro de Estudos do Agronegócio crescimento da produção agroindustrial

Leia também


Comissão aprova Orçamento de 2023 com salário mínimo de R$ 1.320


Fatos & Pitacos: "o povo gosta", diz Malu Fontes sobre programas populares de TV


Fato & Opinião: Jornalistas do BNews revelam bastidores exclusivos do secretariado de Jerônimo Rodrigues; assista ao vivo