BNews Agro

ONG do agronegócio nacional é acusada de envolvimento no escândalo de fraude do INSS

ONG é gerida por conhecido empresário do agronegócio mineiro  |  Divulgação / PF

Publicado em 25/04/2025, às 19h07 - Atualizado às 19h10   Divulgação / PF   Verônica Macedo

Segundo o Intercept Brasil, a entidade, atualmente, “está presente em terras indígenas de todas as regiões do país, bancando atividades sociais e movimentos locais. A Conafer é um dos alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União em abril e que levou ao afastamento do diretor do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, Alessandro Stefanutto”.

A ONG em questão, juntamente com mais dez entidades que estão sendo investigadas na participação da fraude conta aposentados brasileiros, tinham parceria com o INSS e justifica essa ligação afirmando a intenção de auxiliar mais pessoas a acessar benefícios previdenciários. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Vale destacar que, conforme explica a reportagem, “com os convênios, podiam descontar valores diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas — muitas vezes sem autorização — sob pretexto de oferecer serviços como assistência jurídica e odontológica. O esquema começou em 2016, cresceu após uma normativa de 2022 e gerou R$ 6,3 bilhões em descontos sobre seis milhões de beneficiários”. 

O presidente do INSS, outros quatro servidores do Instituto foram afastados, além de um policial federal estão afastados dos seus respectivos cargos, e, através de uma nota oficial, o Instituto disse as pessoas lesadas terão a garantia de obter o dinheiro descontado indevidamente na próxima folha de pagamento.

Classificação Indicativa: Livre


TagsINSSpolícia federalONGbeneficiáriosfraudepensionistasdescontosControladoria-Geral da UniãoR$ 63 bilhõesConafer

Leia também


Importações de equipamentos fitness crescem quase 60% no Brasil e produtos premium são destaque


Expectativa de vendas milionárias movimenta o varejo na reta final para o Dia das Mães