BNews Agro

Seagri promove plantio de pomares de umbu na Bahia

Seagri continua investindo em estudos e parcerias para garantir o sucesso do cultivo do Umbu Gigante  |  Divulgação/Embrapa

Publicado em 02/07/2023, às 11h52   Divulgação/Embrapa   Cadastrado por Rafael Abbehusen

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) busca promover o plantio e formação de pomares de umbu, planta típica do semiárido e da Caatinga, que tem grande presença na Bahia. Além disso, como parte dos esforços, a secretaria realizou uma doação de microspersores e sacolinhas para mudas e plantios na região de Vitória da Conquista.

Conduzido pelos engenheiros agrônomos Assis Pinheiro Filho e Marcelo Libório, o projeto tem como objetivo principal a preservação e multiplicação do Umbu Gigante, uma variedade geneticamente modificada que se destaca pelo seu tamanho maior em comparação ao umbu tradicional. Por meio de estudos e parcerias, os idealizadores buscam fomentar o cultivo dessa variedade em todo o estado, garantindo sua presença e esperança para o desenvolvimento sustentável da região.

A doação de microaspersores e sacolinhas para mudas e plantios é apenas uma das ações realizadas pela Seagri em sua missão de promover o crescimento do setor agrícola na Bahia. A iniciativa busca incentivar os agricultores e produtores locais a investirem no cultivo do Umbu Gigante, oferecendo suporte e recursos necessários para o estabelecimento de pomares produtivos.

Resultado de anos de pesquisa e melhoramento genético, o Umbu Gigante apresenta um potencial econômico promissor, além de possuir características adaptadas às condições do semiárido. Sua ampla utilização pode sustentar a economia local, gerar empregos e contribuir para a diversificação da agricultura na região.

A Seagri continua investindo em estudos e parcerias para garantir o sucesso do cultivo do Umbu Gigante. A expectativa é que, por meio dessas ações, a presença dessa variedade se expanda consideravelmente, trazendo benefícios não apenas para os produtores, mas também para a preservação do patrimônio natural da Bahia.

"O umbu é uma grande alternativa para o semiárido baiano. Eles (umbuzeiros) são árvores nativas dos semiárido e o Umbu Gigante se diferencia geneticamente do umbu comum pelo tamanho. Ele é maior na polpa e tem um caroço que é proporcional, mas que também é um pouco maior. Então você vai extrair mais fruto né, mais polpa, mas ele é uma modificação genética da natureza, não foi melhorado dentro de um laboratório. Então nós estamos catalogando esses pés de umbu gigante e colhendo material para fazer mudas", explica Assis Pinheiro, que além de engenheiro agrônomo é também diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags seagri umbu bnews agro

Leia também


Ferramenta de previsão de tempo utiliza inteligência artificial para obter mais precisão


Eixo da Terra mudou por extração de água do subsolo para regar plantações