BNews Agro
Publicado em 29/07/2025, às 11h14 - Atualizado às 11h34 Divulgação / Pixabay Verônica Macedo
Com a medida que impõe taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados, determinada para começar 1º de agosto pelos Estados Unidos (EUA) , o setor dos produtores de manga está preocupado.
O Brasil já sente o impacto do tarifaço com o registro, em menos de três meses, da queda em 80% da exportação de carne brasileira. A Bahia pode perder até 50 toneladas de manga produzidas no Vale do São Francisco.
“O prejuízo pode ser ainda maior, uma vez que 60% da produção da fruta em todo o estado é escoada para o país norte-americano – que é o segundo maior comprador do estado”, explica Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Segundo Miranda, os produtores afirmam que não há como redirecionar essa carga, uma vez que o Brasil só exporta 20% do que produz em mangas e o restante fica no país, justamente para ser encaminhada ao comércio interno. "O prejuízo será enorme".
A explicação do presidente da Faeb/Senar foi dada em entrevista concedida nesta segunda-feira (28), em evento de celebração ao Dia do Agricultor, que reuniu jornalistas baianos.
Presidente da Faeb destaca peso do agro no PIB e pede diálogo para evitar crise no setor: 'conta vai para o povo'
Risco: Flexibilização coloca licenciamento ambiental em xeque, alerta especialista