BNews Folia

Carnaval terá regras para utilização de espaço nos circuitos

Normas envolve segurança, proibição de bebidas artesanais, trabalho infantil, entre outras  |  

Publicado em 21/02/2014, às 20h59      Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)

A festa é popular, mas a prefeitura de Salvador vai implementar regras para utilização do espaço nos circuitos oficiais. Soteropolitanos e turista terão que se adequar à normas semelhantes às festas privadas. Dentre elas estão a implantação de barreiras fixas e volantes, proibição de bebidas artesanais, vendedores de bebidas em isopor com espaço limitado e o veto de crianças trabalhando com os pais, entre outros.

O esquema de segurança será o mesmo implantado no Reveillon de Salvador. "A festa foi uma experiência positiva e portanto faremos da mesma fora", acrescentou.

A secretária de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, explica que as ações visam o reordenamento da festa para melhorar os serviços. Cerca de 3,5 mil pessoas farão a fiscalização nos circuitos oficiais e nas festas de bairro. Semop, Secretaria de Turismo e Guarda Municipal farão a fiscalização dos locais. A gestora ainda acredita que as novas regras não irão assustar a população. “Uma cidade que ficou tantos anos sem fiscalização é natural que leve um tempo para acostumar. O espaço público estava acostumado a ser utilizado como privado e uma mudança de cultura leva um tempo, mas temos que utilizar o diálogo”, acrescenta. 

Sobre o trabalho que vem desenvolvendo na secretaria e a possibilidade de deixar a pasta, a gestora foi enfática e garantiu que não foi procurada pelo prefeito. Mais uma vez disse que o democrata não manda recado e não usaria a imprensa como porta de comunicação. “Temos uma relação madura, profissional. Eu não faço parte do mundo dos fuxicos. E se ele [prefeito] tivesse insatisfeito viria falar diretamente comigo”.

Na semana passada, o Bocão News noticiou mudanças no secretariado de Neto, que envolve a saída de Guilherme Bellintani da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador (Sedes) para o lugar de Rosemma. O nome que poderá assumir a Sedes também teria sido definido: o vereador Claúdio Tinoco (DEM).


Classificação Indicativa: Livre


Tags segurança ACM Neto alimentação Carnaval 2014 Guilherme Bellintani rosemma maluf Semop reordenamento