BNews Folia

Veja como registrar crimes de racismo, intolerância religiosa e LGBTfobia ocorrido no Carnaval de Salvador

Unidades vão dispor de servidores capacitados para o registro de ocorrências de crimes como racismo, intolerância e LGBTfobia  |  Divulgação/Ascom-PC

Publicado em 16/02/2023, às 14h43   Divulgação/Ascom-PC   Redação Bnews

Durante o carnaval de Salvador, o folião que precisar registrar ocorrências relacionadas aos crimes de racismo, intolerância religiosa, LGBTfobia e pessoas com deficiência vai contar com o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIR).

Os pontos estão no estacionamento do Shopping Barra, Ladeira da Montanha e Passeio Público, os postos terão um efetivo formado pela equipe da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), além de outros servidores. As unidades atuarão em rede, com órgãos como a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Segundo a coordenadora da Coercid, delegada Ana Cristina de Carvalho, “a iniciativa de um posto para atender os públicos vulnerabilizados representa o engajamento da Polícia Civil com o combate à violência e a garantia de que todos possam desfrutar da folia tendo seus direitos respeitados”.

Durante as capacitações voltadas para o Carnaval, outros servidores da Instituição também tiveram acesso aos conteúdos relacionados ao atendimento aos públicos vulnerabilizados. “A ideia é garantir uma escuta empática, com respeito às orientações sexuais, aos elementos sagrados de cada religião, dentre outras especificidades, e evitar situações de revitimização”, acrescentou a coordenadora.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags denúncia postos racismo Intolerância Religiosa Folia bnews lgbtfobia 2023 capacitismo

Leia também


Intérprete do hit 'Deixa eu botar meu boneco' comenta sobre título de embaixador em ação no Carnaval; entenda


Defesa Civil prevê chuva todos os dias de Carnaval de Salvador


Último dia de pré-carnaval é marcado por redução de furtos e ausência de roubo no circuito Sérgio Bezerra