BNews Pet

Conheça os cães do Corpo de Bombeiros que são especialistas em localizar desaparecidos na Bahia

Trio, lotado no  Núcleo de Operações com Cães (NOC) do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi), implantado há cerca de um ano e meio  |  Alberto Maraux/SSP-BA

Publicado em 01/08/2021, às 10h00   Alberto Maraux/SSP-BA   Redação BNews

Eles são novinhos, mas a destreza e habilidades ultrapassam as idades dos três cães integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM). O trio, lotado no  Núcleo de Operações com Cães (NOC) do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi), implantado há cerca de um ano e meio, é especialista em farejar restos mortais, pessoas desaparecidas, além de atuar na busca e salvamento em grandes desastres. 

O rostinho de Cristal, uma Cocker Spaniel de um ano de idade, esconde o trabalho desafiador que a torna única na Bahia. Ela é a integrante forense da equipe e tem experiência em encontrar vestígios de restos mortais. 

“Cristal, conduzida pela soldado Catharina, faz um trabalho bem específico e a raça dela, boa para essa atividade, ajuda demais no nosso trabalho, principalmente em ocorrências no interior do estado, onde temos maior parte dos acionamentos", explicou o comandante do NOC dos Bombeiros, tenente Romualdo Costa Filho. 

Ronda (Bloodhound) - raça popularmente conhecida como Cão de São Bernardo - é a mais brincalhona da equipe e também especialista em Mantrailing. A técnica consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores.

A soldado Amanda Chagas, intrutora e condutora de Ronda, destacou a convivência com o animal. “Ela é magnífica e tem um aprendizado absurdo. É gratificante ver como conseguimos uma resposta muito boa deles, e com isso ajudamos a sociedade e otimizamos o tempo nas do ocorrências”, disse. 

Já Bolt é um dos veteranos da equipe e liga o alerta quando o assunto é a técnica do ‘Ksar’, que consiste na busca de pessoas, seja em grandes desastres ou não. “Mesmo com dois anos de idade, ele é um Pastor Alemão muito esperto e consegue bater área mais rápido”, finalizou Romualdo, completando que o Canil qualifica a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Corpo de Bombeiros cães desaparecidos bnews BNews Pet