BNews Pet

PF investiga morte de três girafas trazidas da África do Sul

Animais faziam parte de grupo de 18 girafas trazidas da África do Sul  |  Reprodução/TV Globo

Publicado em 26/01/2022, às 18h08   Reprodução/TV Globo   Redação BNews

A Polícia Federal passou a investigar a morte de três girafas que foram trazidas para uma empresa brasileira da África do Sul, sob alegação de criação de um centro de conservação. O grupo com 18 girafas estava no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, a duas horas do Rio de Janeiro. Na primeira tentativa de caminhada ao ar livre, seis girafas fugiram. Após serem recapturadas, três delas acabaram morrendo.

As girafas não saem mais para o espaço externo desde o dia 14 de dezembro de 2021, todas elas ficam em baias de 40 metros quadrados. Cada baia tem três girafas. A previsão é de que elas saiam nos próximos dias.

Leia Mais:

Diferente, "cachorro girafa" arranca suspiros de sua dona: 'É o cão mais lindo'
Jiboia é resgatada em veículo da Transalvador
Cavalo tenta beber água e acaba preso em estação de tratamento

Apesar dos responsáveis alegarem que o projeto visa à conservação dos animais e que eles vieram de reservas privadas de manejo sustentável de fauna e não foram capturados na natureza, três instituições – Fórum Nacional de Proteção Animal, Ampara Animal e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil – entraram com uma ação na Justiça do RJ pedindo esclarecimentos do ocorrido e a cobrança de multa milionária.

Claudio Mass, responsável pelo antigo Portobello Resort & Safári, que agora leva o nome de BioParque, explicou que o "processo de transição, de habituação, onde o animal precisa criar uma relação positiva com o novo tratador, com a nova equipe. E, após esse processo, que pode demorar um mês, dois, três, até seis dependendo do indivíduo, eles vão lentamente tomando confiança, segurança, até que possam vir para cá”.

Os responsáveis pela empresa ainda afirmaram que a instituição de origem foi aprovada pelos órgãos competentes no Brasil e na África do Sul. “O objetivo da vinda desses bichos para o Brasil é compor um pool genético para revigorar a população brasileira. Uma parte desses animais, quando a gente tecnicamente entender que eles estão preparados e habituados, eles vão para o BioParque ou para outros mantenedores de acordo com as recomendações genéticas dos grupos de zoológicos que trabalham com esses bichos hoje no Brasil”, disse Claudio Mass.

A reportagem do G1 teve acesso ao documento onde o Ibama concede a licença, com o selo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites). Nele, a mesma letra aparece em toda lista de animais: w, de wild, em inglês, que significa selvagem. Essa classificação é feita pela Cites, que define o código w como animais retirados da natureza.

Uma portaria do Ibama prevê que não será autorizada a importação de animais da fauna silvestre exótica provenientes de captura da natureza e destinados a comercialização.

As instituições que entraram na Justiça contra a empresa pedem multas de R$ 50 mil por dia, além de R$ 1 milhão por danos coletivos, por causa das três girafas que morreram.

“Não faz sentido, em termos de conservação, você trazer 18 animais de origem de vida livre para um projeto inexistente no Brasil de conservações de girafa. Isso é um contrassenso na biologia da conservação”, disparou Mauricio Forlani, gerente de projetos da Ampara Animal ao G1.

O Ibama garantiu que irá apurar eventuais irregularidades cometidas pelo importador e explicou que só foi emitida a autorização para a importação do grupo de girafas após avaliações de regularidade e da capacidade do importador de receber os animais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags morte Rio de Janeiro zoológico África do Sul animal animais selvagens BioParque girafas

Leia também


Morre irara resgatada por visitantes de zoológico; eles quebraram o vidro para salvá-la


Amizade inesperada: Cachorro brinca com filhotes de leão e tigre em zoológico


Vídeo: Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoológico