Brasil

Conheça o baiano que tenta ser o primeiro governador brasileiro nos EUA

Orlando chegou aos EUA ainda muito jovem, aos 15 anos  |  Reprodução

Publicado em 04/05/2021, às 08h44   Reprodução   Redação Bnews

Um baiano nascido em Vitória da Conquista, na região sudoeste, pode ser o primeiro brasileiro a ser eleito governador nos EUA. Orlando Silva, de 44 anos, vai concorrer ao governo de Massachusetts em novembro de 2022. As informações são do O Globo.

A história do empresário do ramo de manutenção de tubulações de aquecedores e aparelhos de ar-condicionado se parece com a de milhares de brasileiros que deixam sua terra em busca de uma melhor condição de vida além das fronteiras.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Orlando chegou aos EUA ainda muito jovem, aos 15 anos, acompanhando uma irmã mais velha. No novo país, trabalhou, estudou, casou-se com uma brasileira e teve duas filhas, mas só conseguiu a cidadania americana no ano passado, período em que se filiou ao Partido Democrata e votou pela primeira vez. 

Para levar a candidatura adiante, o baiano vai precisar de pelo menos 10 mil assinaturas de apoio ao seu nome. Para isso, pensa em trabalhar em duas campanhas paralelas: uma voltada para os brasileiros, outra para os americanos e imigrantes. Estima-se que, em Massachusetts, há pelo menos 65 mil brasileiros.

“Percebo que não existe uma pessoa que represente o nosso povo aqui e diga que merecemos respeito. Nós, brasileiros, fizemos muito pelo estado, com a nossa força de trabalho”, afirmou Silva.

Ele espera que os conterrâneos possam atuar como seus cabos eleitorais, apresentando suas propostas para mais pessoas. Entre uma das suas promessas, está a de sugerir que imigrantes tenham mais direitos.

"A comunidade brasileira vai ser uma grande ajuda. O brasileiro estará limpando uma casa e dizendo: 'Olha, dê uma olhada no que esse rapaz tem a oferecer'", completou o baiano.

Classificação Indicativa: Livre


TagsVitóriagovernadorConquistaEUAhistóriaprimeiroorlandobnewsbaino