Brasil

Nível da água em reservatórios do país deve chegar ao menor patamar em 20 anos

Reservatórios vão atingir essa marca recorde por causa da falta de chuva dos últimos 90 anos  |  Reprodução/DPE-BA

Publicado em 20/06/2021, às 15h34   Reprodução/DPE-BA   Redação BNews

Em novembro, o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste deve chegar ao menor patamar mensal em 20 anos. Responsável por 70% da energia produzida no Brasil, é possível que os tanques atinjam somente 10% da capacidade, sendo que atualmente eles estão em 30%, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
 
Os reservatórios vão atingir essa marca recorde por causa da falta de chuva dos últimos 90 anos.
 
Segundo o levantamento da ONS, publicado pelo G1, se o período chuvoso não amenizar o problema, as hidrelétricas vão garantir somente o fornecimento de energia para o ano de 2021 e para 2022.
 
De acordo com a Veja, o governo e as agências reguladoras já estão adotando algumas medidas para prevenir a falta de energia gerada pelas hidrelétricas, entre elas estão o uso de usinas termelétricas, a edição do decreto que regulamenta os leilões para instalação de “reservas” e até a importação de energia de países que dividem fronteira com o Brasil, como Argentina e Uruguai.
 
A bandeira mais cara do sistema, a vermelha, está em vigor desde o início deste mês de junho na conta de luz. Ou seja, os brasileiros precisam pagar uma cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumido.
 
Quando Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil, nos últimos anos de seu mandato, entre julho de 2001 e fevereiro de 2002, a crise hídrica causou a interrupção do fornecimento e distribuição de energia elétrica no país.

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil água energia Hidrelétrica bnews