Cidades

Sucom aguarda parecer da PGM sobre suspensão de obras do La Vue

Publicado em 14/12/2015, às 09h05   Roberto Viana/Arquivo/Bocão News   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)

O secretário de Urbanismo de Salvador (Sucom), Sílvio Pinheiro, afirma que ainda não foi notificado sobre a liminar da Justiça Federal que determina a suspensão das obras do edíficio La Vue, na Ladeira da Barra. O empreendimento foi alvo de críticas de diversos segmentos e uma ação civil pública do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), na Bahia, culminou na decisão do magistrado nesse final de semana.

Segundo Sílvio, a Procuradoria Geral do Município (PGM) é quem responde ao processo no caso em questão e, por isso, a Sucom aguarda o parecer jurídico do órgão para se manifestar a respeito do assunto.

Localizado entre importantes e seculares construções históricas e tombadas pelo patrimônio público federal e estadual, entre as quais a Igreja de Santo Antônio da Barra, o Forte de São Diogo, o Cemitério dos Ingleses e o Forte de Santa Maria, o edifício projetado possui nada menos do que três vezes a altura dos prédios mais altos em seu entorno mais próximo, destoando totalmente da paisagem na qual se pretende inserir. 

O empreendimento, que já estava com apartamentos à venda, teria recebido aval da prefeitura de Salvador a partir de parecer contrário ao Escritório Técnico de Licenciamento e Fiscalização (Etelf), composto por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), que reprovou o empreendimento.

Matérias relacionadas:

Desembargador suspende obra polêmica na Ladeira da Barra
Decisão é evidência que o La Vue passou por cima da legislação, diz Gilmar
Após audência pública, vereador cobra do MP desfecho do caso La Vue na Barra
Vereador consegue espaço para audiência sobre La Vue
Vereador denuncia construção irregular de prédio de 30 andares no Porto da barra
Após denúncia, incorporadora nega irregularidade em empreendimento na Barra
Essa carapuça não me pega, diz Gilmar Santiago sobre acusação de Geddel
Geddel acusa banqueiro de ‘assediar’ vereadores. Obra na Barra está em jogo
Vereadores vão vistoriar construção de 30 andares na Ladeira da Barra

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags ladeira da barra silvio pinheiro La Vue