Cidades

Brasil registra 8 desaparecimentos por hora nos últimos 10 anos; dados da BA não foram informados

É a primeira vez que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga essas informações  |  Reprodução

Publicado em 30/10/2017, às 06h58   Reprodução   Redação BNews

Foram registrados 693.076 boletins de ocorrência por desaparecimento no Brasil de 2007 a 2016, segundo dados inéditos compilados pelo 11º Fórum Brasileiro de Segurança Pública em estudo feito a pedido do Comitê internacional da Cruz Vermelha. 

Segundo a pesquisa, em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos dez anos, oito por hora. É a primeira vez que dados de desaparecimento estão presentes no anuário de violência do Fórum. Só no ano passado, 71.796 desaparecimentos foram registrados.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Em números absolutos, São Paulo lidera as estatísticas, com 211.965 registros de desaparecimentos de 2007 a 2016, seguido por Rio Grande do Sul, com 75.214, e Minas Gerais, com 52.217. Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Roraima não passaram os dados completos de todos os últimos dez anos.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assinaram, em agosto, um acordo de cooperação técnica para a implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o Plid existe no Pará, Amazonas e Bahia e outros quatros estados manifestaram interesse em aderir.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaPolíciaestudodesaparecimentoComitê internacional da Cruz Vermelha11º Fórum Brasileiro de Segurança Pública