Cidades

Pau-brasil com aproximadamente 600 anos é encontrado em Itamaraju

  |  Reprodução/Instagram/@ricardo__cardim

Publicado em 06/12/2020, às 17h49   Reprodução/Instagram/@ricardo__cardim   Redação Bnews

Uma árvore da espécie Pau Brasil, de aproximadamente 600 anos, foi encontrada na cidade de Itamaraju, na região sul do estado. Com 40 metros de altura e mais de 7 metros de diâmetro, ela tem proporções até então desconhecidas. 

A descoberta, de acordo com o Estadão, aconteceu durante expedições realizadas pelo paisagista e botânico Ricardo Cardim, ao lado do empreendedor ambiental Alex Vicintin. 

“Ela tem um simbolismo enorme, nomeou o nosso País. E sobreviveu a cinco séculos de ferro e fogo da Mata Atlântica”, explica o botânico à  reportagem. Para Cardim, o ideal seria criar um parque para proteger a região e o exemplar. “'Por isso o nosso quase desespero para fazer as pessoas entenderem a importância dessa árvore”, completou.

No Instagram, o botânico comemorou a descoberta. Segundo ele, em 2018, um outro exemplar da espécie foi encontrado e fotografado para o livro “Remanescentes da Mata Atlântica As Grandes Árvores da Floresta original e seus Vestígios”, mas os pesquisadores acreditavam na existência de uma outra ainda maior.

"Dia 22 de novembro último, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existe registros conhecidos históricos ou atuais de maior", escreveu.

*A foto que ilusta a matéria é, na verdade, um jequitibá

Classificação Indicativa: Livre


Tags Itamaraju Pau Brasil maior descoberta bnews