Cidades

Porto Seguro: Índios protestam contra demolição de construções na Orla

Associação repudia ato; estrada chega a ser fechada  |  Leitor BNews

Publicado em 31/08/2021, às 15h22   Leitor BNews   Redação BNews

A derrubada de construções que estariam em situação irregular na área litorânea de Ponta Grande, às margens da BR-367, em Porto Seguro (BA), causou protestos nesta terça-feira (31). Índios locais se manifestaram contra a ação e chegaram a fechar uma via.

Segundo a Associação de Jovens Indígenas Pataxó,  os caciques e organizações de base não foram notificados da ação. Durante a negociação para liberar a estrada, alguns indígenas acabaram sendo detidos.

"A Polícia Militar está prendendo jovens Pataxó que estão defendendo seu território de uma ação de demolição de casas e barracas no Território Indígena Ponta Grande em Porto Seguro. A AJIP repudia veementemente essa ação descabida e desumana", lamentou a associação, nas redes sociais.

A operação teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, Polícia Militar, da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, entre outras instituições.

O BNews tenta contato com a Prefeitura local, que ainda não se manifestou sobre o caso.

A Polícia Militar está prendendo jovens Pataxó que estão defendendo seu território de uma ação de demolição de casas e barracas no Território Indígena Ponta Grande em Porto Seguro.
A AJIP repudia veementemente essa ação descabida e desumana. pic.twitter.com/sFEnaUWcuA

— Associação de Jovens Indígenas Pataxó (@ajipoficial) August 31, 2021

A Polícia Militar da Bahia, agrediu fisicamente o Cacique Roberto da Aldeia Novos Guerreiros simplesmente por defender o seu território que está sendo alvo de uma ação que está demolindo casas e barracas do Povo Pataxó na Bahia.
Denunciem, compartilhem! pic.twitter.com/qBhslupXS5

— Associação de Jovens Indígenas Pataxó (@ajipoficial) August 31, 2021

Urgente ⚠️⚠️⚠️
Uma ação da Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia, está neste momento demolindo casas e barracas de praia do Povo Pataxó no município de Porto Seguro.
Os Caciques e organizações de base de nosso Povo não foram notificados sobre esta ação. pic.twitter.com/Ne4uzT1EnR

— Associação de Jovens Indígenas Pataxó (@ajipoficial) August 31, 2021

Leia também:

Feira de Santana: Presidente da Câmara chama prefeito de 'ladrão' em pronunciamento

Classificação Indicativa: Livre


Tags Porto Seguro índios bnews