Cidades

Argentino é acusado de racismo após fazer gesto de macaco em Morro de São Paulo; ASSISTA

Prefeitura de Cairu e restaurante onde ocorreu o caso divulgaram notas de repúdio após vídeo mostrar torcedor fazendo gesto associado à imitação de macaco  |  Reprodução

Publicado em 16/07/2026, às 09h21 - Atualizado às 09h30   Reprodução   Redação Bnews

Um turista argentino foi acusado de injúria racial após um vídeo registrado na terça-feira (15), em Morro de São Paulo, destino turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia, mostrar um torcedor fazendo gestos associados à imitação de um macaco diante de um homem negro durante uma comemoração pela vitória da Argentina em uma partida da Copa do Mundo. O caso aconteceu dentro de um restaurante e ganhou repercussão nas redes sociais.

Segundo o relato da própria vítima, um grupo de argentinos acompanhava a partida da semifinal da Copa do Mundo entre Argentina e Inglaterra no estabelecimento. Após a vitória argentina por 2 a 1, que garantiu a vaga da seleção na final, torcedores começaram a comemorar e provocar um brasileiro. Nas imagens divulgadas, um deles aparece fazendo o gesto.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A identidade dos envolvidos não foi divulgada.

Prefeitura de Cairu repudia caso
Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Cairu publicou uma nota de repúdio e afirmou que não compactua "sob nenhuma hipótese" com atos de discriminação, racismo ou qualquer forma de violência simbólica ou física contra moradores, trabalhadores ou visitantes.

O município também informou que está à disposição das autoridades para colaborar com a apuração dos fatos e destacou que situações como essa devem ser formalizadas junto à Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Na nota, a prefeitura afirmou que "o crime de injúria racial é inafiançável e imprescritível nos termos da legislação brasileira".

Restaurante onde vídeo foi gravado também se manifestou
O Funny Restaurante, local onde o vídeo foi registrado, divulgou uma nota de esclarecimento e repúdio. O estabelecimento informou que as imagens foram feitas em suas dependências durante a comemoração dos torcedores argentinos.

O restaurante declarou que repudia, "de forma veemente e inequívoca, qualquer ato ou forma de racismo, discriminação ou preconceito, seja ele de que natureza for".

Torcedor argentino é acusado de ato racista em Morro de São Paulo, Bahia, após vitória da seleção contra a Inglaterra.

Segundo relatos, o envolvido teria feito gestos imitando um macaco em direção a um jovem que assistia o jogo em kiosk no centro da cidade.

De acordo com… pic.twitter.com/2rs7yKifR4

— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 16, 2026

Ainda segundo o estabelecimento, após a administração tomar conhecimento da situação, as medidas cabíveis foram adotadas. O restaurante também reafirmou o compromisso "com o respeito, a diversidade e a dignidade de todas as pessoas".

A Polícia Militar informou que não foi acionada para atender a ocorrência. A Polícia Civil foi procurada e a reportagem será atualizada quando houver resposta.

Leia a íntegra da nota da prefeitura:
"O município reitera que não compactua, sob nenhuma hipótese, com atos de discriminação, racismo ou qualquer forma de violência simbólica ou física contra moradores, trabalhadores ou visitantes que circulam por seu território. Morro de São Paulo é um destino que recebe pessoas de todo o Brasil e do mundo, e a convivência respeitosa entre culturas é parte essencial da identidade turística da região.

A administração municipal informa que está à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos e reforça que casos como este devem ser formalizados junto à Polícia Civil, para que as medidas legais cabíveis sejam adotadas, o crime de injúria racial é inafiançável e imprescritível nos termos da legislação brasileira.

A Prefeitura de Cairu reafirma seu compromisso permanente com o combate ao racismo e com a promoção de um turismo ético, seguro e acolhedor para todos"

Classificação Indicativa: Livre


TagsMorro de São Pauloturistaracismoargentino