Cidades

Diretor do Hospital Menandro de Faria é exonerado após família de jovem receber rim em saco plástico

A Secretaria de Saúde (Sesab) admitiu que houve erro do Hospital Geral no procedimento e que segue apurando o caso  |  Reprodução/Google Street View

Publicado em 27/07/2022, às 19h25   Reprodução/Google Street View   Redação BNews

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), exonerou o diretor geral do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), Ramon Nelson Bezerra de Lima Souza. A publicação do decreto autorizando a exoneração ocorreu na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Essa é a segunda vez no ano em que Rui Costa determina a troca de comando na unidade hospitalar. Ramon havia assumido a função no final de março substituindo Murita Laborda da Cruz Rios Sampaio, que estava na diretoria da unidade médica desde 2006. Ela era filiada ao PP, partido que integrava a base do governo petista e que migrou para o grupo de apoio a ACM Neto (União Brasil) após o vice-governador, João Leão, não assumir o Palácio de Ondina.

No lugar de Ramon, assume Vicente Miranda Borges, que já ocupa um cargo na gestão do hospital. Ele acumulará a nova função. A mudança na direção ocorre após o caso do jovem Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, que perdeu um rim após uma cirurgia feita depois de levar um tiro. A equipe médica entregou o órgão à família da vítima, embalado em um saco plástico. 

Segundo o hospital localizado em Lauro de Freitas, o órgão foi entregue aos familiares para realização de uma biópsia porque a unidade não possui laboratório de anatomia patológica. A gestão alegou também que a família de Jeferson recebeu indicações de onde levar o rim para fazer a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que procurou a família para esclarecer dúvidas sobre os protocolos.

Por sua vez, a Secretaria de Saúde (Sesab) admitiu que houve erro do hospital e que segue apurando o caso. De acordo com a pasta, a situação pode ter acontecido por causa de uma "falha no fluxo do atendimento" e a saída de Ramon do hospital "foi uma decisão a fim de aperfeiçoar a assistência na unidade".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lauro de Freitas Rui Costa diretor exonerado RIM menandro de faria saco plástico

Leia também


Bala perdida atinge janela de UTI de hospital em Salvador


Barco vira com carga de cerveja e botijões em Boipeba; assista