Cidades

Prefeito que desautorizou PMs por 'mandar na cidade' volta atrás e lamenta episódio

O prefeito foi filmando desautorizando PMs de multar um homem que estava com som alto  |  Reprodução/Redes sociais

Publicado em 21/09/2022, às 12h43   Reprodução/Redes sociais   Redação BNews

O prefeito de Água Fria, no centro-norte do estado, Renan Araújo Barros (PL), conhecido como Renan de Ziza, que foi filmado desautorizando uma abordagem policial com a justificativa de “mandar no município”, voltou atrás e pediu desculpa às forças policiais por meio de uma nota emitida pela sua equipe nesta quarta-feira (21). O caso aconteceu no último sábado (17).

O gestor não gostou do fato dos policiais militares da 97ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) aplicarem uma multa por pertubação do sossego a um homem dono de um som automotivo. “Eles se acham super-homens e não são nada. Deixem eles multar!”, desdenhou Renan de Ziza.

Na nota emitida por sua equipe, o prefeito diz que lamenta o ocorrido e que “como cidadão e homem de bem” não poderia aceitar que o homem fosse multado. Ele classifica a ação policial como “abuso de autoridade”.

Também por meio de nota, a Polícia Militar informou que o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), responsável pelo efetivo lotado na 97ª CIPM), adotou "as providências legais junto ao Ministério Público e à União dos Municípios da Bahia (UPB)".

Prefeito de cidade baiana enfrenta policias e se nega a desligar som alto: "quem manda aqui sou eu" pic.twitter.com/Atyoli0d6G

— bnewsvideos (@bnewsvideos) September 21, 2022

Confira o comunicado na íntegra:

"O Prefeito Renan Barros lamenta o ocorrido no dia 17 do mês em curso com a guarnição da polícia militar no Município de Agua Fria.

Contudo, diante da situação que presenciou, se viu, como cidadão e homem de bem, no direito de defender um munícipe aguafriense que estava injustamente sendo abordado e tendo seu veículo multado, sem qualquer motivação para tanto, em nítido ato de abuso de autoridade (Lei n. 13.869/19).

Como todos sabem, compete ao município regular e disciplinar as atividades desenvolvidas no seu território e, naquela localidade, não havia qualquer violação à legislação.

Não há que se falar em perturbação do sossego e da ordem pois não havia qualquer reclamação ou denúncia que tivesse motivado a atuação da guarnição da PM.

Apesar dos ânimos exaltados, o Prefeito manifesta seu respeito à instituição Polícia Militar e a reconhece a sua importância para a sociedade.

Jamais foi sua intenção desrespeitar qualquer dos agentes públicos envolvidos no fato. Porém, o Prefeito jamais será omisso na defesa dos direitos dos cidadãos aguafrienses.

Prefeito Renan de Ziza".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia multa PMS prefeito policiais som alto Água Fria renan de ziza

Leia também


Justiça decreta prisão de casal suspeito de matar empresário em pousada de Salvador


Professor de boxe morto a tiros teria rebatido 'ordem' do tráfico; assista


Pastor Marco Feliciano é denunciado por estupro e orgias em evento conhecido no mundo gospel