Coronavírus

30% dos profissionais de saúde com Covid-19 em Ilhéus estavam assintomáticos

A cidade tem 234 casos confirmados   |  Secom/Pará

Publicado em 04/05/2020, às 08h02   Secom/Pará   Nilson Marinho

Cerca de 30% dos profissionais que estavam trabalhando na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Ilhéus, no Sul do estado, e que testaram positivo para a doença estavam assintomáticos, ou seja, mesmo infectados eles não apresentavam nenhum sintoma. O avanço do vírus na região é uma preocupação da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab). Na cidade são 234 casos confirmados, 70% deles são profissionais de saúde.

"As pessoas estavam com o coronavírus e sem sentir nada, o que é um perigo para as alas hospitalares porque eles acabam contaminando os colegas e, eventualmente, os pacientes", afirmou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em entrevista à TV Bahia na manhã desta segunda (4).

Por conta da alta taxa de crescimento da Covid-19 em Ilhéus e Itabuna e a pouca adesão do isolamento social nas duas cidades, o governador da Bahia, Rui Costa, cogitou a ajuda das Forças Armadas na região, mas, de acordo com o secretário, no momento, essa possibilidade está descartada. 

"No momento não há necessidade. Eu estive pessoalmente em Ihéus na última sexta-feira pela manhã, visitando a cidade. Conseguimos ao longo dos 15 dias reduzir a taxa de transmissão na região, um esforço hercúleo de prefeitos e secretários de saúde", completou Fábio. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags