Coronavírus

"Já não ajuda, ainda se esforça pra atrapalhar", diz secretário de Saúde após reitor da Ufba acionar Justiça contra leitos no Hospital Salvador

João Carlos Salles, reitor da universidade, acionou a Justiça após alugar um dos andares do Hospital para a maternidade Climério de Oliveira  |  Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 03/07/2020, às 19h21   Vagner Souza/Arquivo BNews   Redação BNews

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou, em resposta a uma publicação no Twitter nesta sexta-feira (3), a atitude do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) de acionar a Justiça contra a abertura de leitos de UTI para pacientes com coronavírus no Hospital Salvador.

"Já não ajuda com o Hospital das Clínicas, sem UTI, sem medicamentos, sem EPI e ainda se esforça pra atrapalhar quem está trabalhando para abrir mais leitos de UTI", disse Vilas-Boas.

João Carlos Salles, reitor da universidade, acionou a Justiça após alugar um dos andares do Hospital para a maternidade Climério de Oliveira. 

"A posição do Reitor da UFBA é equivocada e contrária à necessidade da população e do SUS. A recomendação da DIVEP SESAB e do COE é que a Maternidade Climerio de Oliveira seja unidade de referência para COVID. Portanto não há qualquer impedimento para implantar UTI lá", afirmou o secretário.

ACM Neto

Pela manhã, o prefeito ACM Neto se mostrou indignado ao revelar que a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) impedindo a prefeitura da capital baiana de encaminhar pacientes diagnosticados com coronavírus para o Hospital Salvador, localizado no bairro da Federação. A ação foi ingressada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles. 

"Há um problema judicial envolvendo o Hospital Salvador, lamento que esteja acontecendo, houve inicialmente uma decisão da Justiça Federal aqui em Salvador que só conseguimos reverter graças a sensibilidade do juiz da causa, e aí a Universidade Federal da Bahia que infelizmente não está ajudando, o reitor está tendo uma postura lamentável em relação a necessidade da ampliação dos leitos de UTI. Não é justo o que o reitor da UFBA está fazendo em relação ao Hospital Salvador e aí eles foram ao TRF, na minha opinião inclusive usando argumentos absurdos".

Já não ajuda com o Hospital das Clínicas, sem UTI, sem medicamentos, sem EPI e ainda se esforça pra atrapalhar quem está trabalhando para abrir mais leitos de UTI.

— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) July 3, 2020

Classificação Indicativa: Livre


Tags UFBA reitor Hospital Salvador leitos coronavírus Fábio Vilas-Boas