Coronavírus

Presidente do Banco Central avalia que Brasil dá sinais de recuperação mais rápido que outros emergentes

Análise foi realizada durante apresentação para investidores do Bank Of America na última quarta (19)  |  Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 20/08/2020, às 18h31   Marcelo Camargo/Ag. Brasil   Redação BNews

Durante apresentação para investidores do Bank Of America realizada na última quarta-feira (19), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto defendeu que as medidas tomadas pelo Ministério da Economia, e pela instituição que chefia, para mitigar os efeitos econômicos da covid-19 posicionaram o Brasil numa situação melhor em relação a outros emergentes. 

De acordo com a revista Veja, Campos Neto voltou a afirmar na ocasião que o cenário para o Brasil segue desafiador, mas apresentou uma série de dados sobre as economias mundiais. No caso da indústria, o índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira alcançou em julho o maior nível desde o início da pesquisa realizada pela IHS Markit, provedora inglesa de informações globais. 

O indicador brasileiro de julho foi de 58,2%, ante 51,6% no mês anterior.  Nesse indicador, quando o número está acima de 50%, o setor está passando por crescimento em vez de retração. Comparando o Brasil a outros emergentes como México, índia, África do Sul, Rússia e Colômbia, a indústria brasileira foi a que melhor se saiu no período. 

Já na ótica do PIB, a projeção da recessão brasileira, na casa de 5,6% segundo perspectivas do mercado financeiro deve ser um dos menores tombos dos emergentes, perdendo apenas para a Índia e, estendendo aos Brics, para a China, que deve terminar o ano com crescimento econômico. Em 2021, a economia brasileira deve crescer em linha com os outros emergentes.

Assim, as projeções do BC mostram que embora o cenário seja de cautela, as medidas tomadas no início da pandemia se mostraram eficientes, e a trajetória é de recuperação mais sólida a partir do terceiro trimestre.

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil recuperação mais emergentes sinais rápido outros