Coronavírus

Após furar fila da vacina, prefeito de Candiba é denunciado pelo MPF por improbidade

Reginaldo Martins Prado, que deveria ser contemplado somente na 2ª fase, recebeu uma das 100 doses suficientes para apenas 50 dos 14 mil habitantes do município  |  Reprodução/Internet

Publicado em 21/01/2021, às 07h16   Reprodução/Internet   Redação BNews

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em atuação conjunta, ajuizaram, nesta quarta-feira (20), na Justiça Federal, duas ações contra o prefeito de Candiba, no Sudoeste baiano, Reginaldo Martins Prado, acusado de burlar os protocolos nacional e estadual e ser o primeiro a ser vacinado no município, mesmo sem integrar o grupo de prioridades da primeira fase.

Os órgãos pediram a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade – e a indisponibilidade de bens para pagamento de multa no valor de R$ 145 mil.

O momento da vacinação de Reginaldo Martins Prado foi divulgado, inclusive com fotos, no perfil oficial da Prefeitura em uma rede social nesta última terça-feira (19). No entanto, o gestor tem 60 anos de idade e não reside em uma instituição para pessoas idosas; portanto só deveria ser contemplado na segunda fase da campanha de imunização.

Com ampla repercussão pela imprensa local e nacional, a desobediência do gestor aos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o ato foi classificado como “furada de fila”.

De acordo com a inicial, o prefeito se valeu do cargo público, chefe superior da administração local, para se colocar à frente dos pouco mais de 14 mil habitantes do município, em desrespeito aos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.

Ainda na ação, o MPF e MP/BA requereram, em caráter de urgência, que a Justiça determine ao prefeito:

Classificação Indicativa: Livre


Tags crime MPF prefeito vacina candiba Mpba fura fila bnews covid19