Coronavírus

“Não há possibilidade de retomada de atividades presenciais”, afirma vice-reitor da UFBA

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020   |  Reprodução / Site João Miguez

Publicado em 08/02/2021, às 12h01   Reprodução / Site João Miguez   Brenda Viana

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) não retornará com as aulas presenciais neste semestre, de acordo com o Paulo Miguez, vice-reitor da instituição. Durante entrevista à José Eduardo na rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (08), ele afirmou que essa questão é impossível devido aos atuais números da Covid-19 na Bahia. “Nós temos mantido contato com a faculdade de odontologia, ao longo do ano, visitamos todas as congregações, discutimos as condições de trabalho, tomando medidas, é possível que alguns dos alunos não tenham conhecimento sobre algumas questões que já estão acordadas em relação a faculdade de odontologia para alguma das atividades. Não há possibilidade de retomada de atividades presenciais no seu conjunto”, afirmou após um protesto de alunos do curso de odontologia que pediam a volta às aulas.

O gestor comentou que a UFBA tem mais de 50 mil pessoas matriculadas, o que poderia causar mais contágio do vírus caso houvesse aulas presenciais, mesmo que sejam aulas práticas. "A UFBA é uma instituição de mais de 50 mil pessoas, significa que é uma comunidade que poderia ser um município. Não é algo pequeno, desenvolve uma quantidade imensa de atividade, então há possibilidade de retomarmos". Ele reiterou que seria inviável a volta as aulas já que o Brasil enfrenta uma segunda onda de contaminação. 

Miguez relembra que o momento em que vivemos atualmente vai entrar para a história, o que não pode ser encarado como atraso, caso algum aluno demore de se formar ou pegar alguma matéria. "Não é apenas para interesse de um aluno que não vai se formar ou pegar uma disciplina, mas de perigo de desconforto para a população e não só de Salvador [referente à pandemia]". 

As aulas nas universidades de todo o Brasil foram suspensas em março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, algumas instituições prosseguiram com os ensinos online, o que tem gerado desconforto entre vários estudantes, principalmente aqueles que estão perto de se formar e precisam realizar as matérias práticas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador UFBA retorno aulas bnews Coronavirus