Coronavírus

Voo especial com brasileiros retidos em Portugal não tem mais vagas

A companhia aérea TAP ofereceu 298 lugares, mas a demanda foi muito maior  |  Divulgação/ TAP

Publicado em 24/02/2021, às 21h06   Divulgação/ TAP   Redação BNews

O voo especial que trará brasileiros, nesta sexta-feira (26), que estão retidos em Portugal está esgotado. A companhia aérea TAP ofereceu 298 lugares, mas a demanda foi muito maior. 

De acordo com o Itamaraty, cerca de 400 brasileiros procuraram os consulados do país nas cidades portuguesas. Contudo, a assessoria da TAP afirmou apenas que esse número está muito aquém da real demanda que chegou à companhia.

A viagem foi possível após um acordo entre os governos do Brasil e de Portugal. O voo sairá de Lisboa e aterrissará em Guarulhos (SP) e foi anunciado pelo Itamaraty na sexta passada após a nação europeia suspender as ligações aéreas entre os países no final de janeiro. Com isso, centenas de pessoas ficaram sem conseguir retornar ao Brasil. 

Brasileiros e europeus com residência fixa no Brasil estavam habilitados para o voo especial, segundo O Globo. No entanto, a TAP foi liberada para vender os assentos a quem tivesse interesse, sem precisar passar pelo Consulado Geral do Brasil em Portugal, apenas era preciso verificar a documentação do passageiro.

Com saída prevista de Lisboa às 14h45 (horário local) desta sexta-feira (26), o voo deve chegar a Guarulhos às 21h40 do mesmo dia. A documentação para a viagem permanece a mesma, assim como a apresentação de teste negativo para a Covid-19 e o preenchimento de formulário da Anvisa (declaração de saúde do viajante) para entrada no Brasil.

Não há previsão de novos voos comerciais extraordinários entre Portugal e Brasil, mas o Itamaraty garante que “segue trabalhando para viabilizar a realização de novos voos enquanto durarem as restrições”. A suspensão das viagens se deve ao agravamento da pandemia em Portugal e ao surgimento de novas cepas do coronavírus.

A suspensão determinada por Portugal segue inicialmente até 1º de março. A partir desta data, é possível encontrar passagens aéreas disponíveis, mas se as restrições forem prorrogadas, os voos serão cancelados, segundo a TAP.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasileiros Portugal voo bnews retidos