Coronavírus
Publicado em 03/03/2021, às 19h01 Reprodução/Sesab Redação BNews
Moradores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), questionaram o funcionamento dos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) de covid-19, doença causada pelo coronavírus, no Hospital Geral de Camaçari.
Em 12 de fevereiro, o governo estadual anunciou a abertura de 20 novos leitos de UTI, contudo, apenas 10 estariam funcionando como UTI, de acordo com os moradores. Com a abertura dos novos leitos, a unidade passaria a ter 20 leitos de UTI e 20 clínicos.
O BNews entrou em contato com a Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) que explicou que dos 20 novos leitos de UTI abertos em fevereiro, 10 foram transformados em leitos clínicos. Com isso, a configuração de leitos do hospital passou a ser: 30 clínicos e 10 leitos de UTI.
"Houve uma modificação no perfil dos leitos. Do total de leitos destinados à Covid-19 no Hospital Geral de Camaçari, 30 são clínicos e 10 de UTI. Os números serão atualizados no BI (plataforma do governo do estado que acompanha a situação da pandemia) [...]Leitos de UTI demandam um número maior de profissionais e mais especializados. Para que os leitos não ficassem ociosos, foi decidida a mudança do perfil", explicou a Sesab.