Coronavírus

Governadores pedem ajuda de ONU e OMS para receber vacinas contra Covid-19

Gestores querem antecipar entrega de doses pelo Covax Facility ao Brasil  |  Getty Images

Publicado em 17/04/2021, às 09h17   Getty Images   Redação Bnews

O Fórum de Governadores se reuniu nesta sexta-feira (16) com representantes da secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Anima Mohamed, e com integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para pedir ajuda na aquisição de mais doses de vacinas contra o coronavírus.

A ideia defendida pelos gestores estaduais é de que a prioridade ao Brasil para viabilizar a obtenção dos imunizantes seria uma “ajuda humanitária” diante da situação atual que o país vive, sendo o novo epicentro da pandemia.

Os governadores pediram auxílio às instituições internacionais para receber as doses previstas no acordo do consórcio Covax Facility, organizado pela OMS, com maior agilidade. O coordenador do Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, destaca que o Brasil teria direito a 9,1 milhões de vacinas, mas só recebeu 1 milhão até agora.

Em entrevista coletiva após o encontro, Dias afirmou que “haverá esforço” para antecipar a abril a entrega de 4 milhões de doses prevista para maio. “Vamos tratar com Coreia, Índia e China, que estão neste esforço de produção [dos imunizantes]. Até o mês de maio completa essa entrega e maio-junho tem perspectiva de regularização”, explicou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde brasil mundo vacina bnews coronavírus