Coronavírus

'A conduta do presidente difere da minha', diz presidente da Anvisa sobre uso de máscaras

Antônio Barra Torres disse em audiência na CPI da Covid, no Senado Federal, ser contrário a declarações de Jair Bolsonaro contra vacina  |  Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 11/05/2021, às 13h00   Jefferson Rudy/Agência Senado   Luiz Felipe Fernandez e Léo Sousa

Ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta terça-feira (11), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, demarcou que a sua "conduta" diante da pandemia do coronavírus difere da adotada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante a sessão no Senado Federal, Barra Torres foi questionado pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), sobre o episódio em que apareceu sem máscara em um evento, ao lado do presidente.

"Quanto ao evento especificamente, em março de 2020, o que preconizava o Ministério da Saúde, tornado explícito em 13 de março, era: 'máscaras faciais devem ser utilizadas por gestantes, pessoas com Covid, profissionais de saúde', o comércio estava aberto...", se defendeu.

"A conduta do presidente difere da minha nesse sentido. As manifestações que eu faço nesse sentido têm sido no sentido do que a ciência determina", acrescentou o presidente da Anvisa, também se referindo à defesa do isolamento social.

Antônio Barra Torres lembrou ainda que contrastou com o presidente da República, estando de máscara enquanto o chefe do Executivo não, em uma participação recente na tradicional live semanal de Jair Bolsonaro.

Vacina

Questionado sobre falas do líder do Planalto contra a vacinação, o presidente da Anvisa afirmou que é contrário às declarações e que elas se opõem ao que ele defende como chefe da agência reguladora.

Barra Torres disse ainda acreditar "mais" em uma campanha nacional de conscientização pela imunização contra a Covid-19 do que na obrigatoriedade da vacina. "Meu desejo, trabalho, empenho é pra que todos se vacinem. Eu acredito no convencimento das pessoas para que busquem a vacinação", declarou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidente Anvisa Senado Federal agência Jair Bolsonaro máscara bnews cpi da covid Antônio Barra Torres