Coronavírus

Diretora de comunicação da Avon Brasil afirma que produtos de beleza tiveram papel emocional na pandemia

Pesquisa da marca revela que pandemia traz novo olhar sobre padrões de beleza para 80% das mulheres do Nordeste   |  Reprodução/Vídeo

Publicado em 13/08/2021, às 18h10   Reprodução/Vídeo   Beatriz Araújo

Sabe-se que a pandemia da Covid-19 refletiu diretamente no cotidiano das pessoas, sobretudo no que diz respeito aos hábitos de beleza. Este fato é ainda mais evidente para as mulheres, que acabaram reinventando os modos de utilizar produtos como maquiagem, perfumaria e demais itens de cuidado com o corpo. Para apurar as mudanças de comportamento do público feminino desde a chegada do novo coronavírus, a Avon Brasil realizou um levantamento que mapeia as transformações na autoestima de mulheres nordestinas neste período. Durante entrevista ao programa Pauta Livre, da BNews TV, na tarde desta sexta-feira (13), a diretora de comunicação da marca, Viviane Pepe, comentou os resultados da pesquisa.

"A gente queria olhar um pouco a mudança de comportamento [das mulheres] com beleza, as suas relações com beleza, com maquiagem, muito do que a gente já estava sentindo, o lado realmente da autoestima, as transformações de autoestima durante a pandemia; como que os produtos estavam presentes nas suas vidas; qual era o papel desses produtos durante essa jornada que tem sido essa pandemia, e tivemos muitas surpresas. Confirmamos algumas hipóteses, tivemos algumas outras novidades, foi super rica [a pesquisa]”, relatou a comunicadora sobre o objetivo da Avon com o levantamento. 

Resultados da pesquisa

De acordo com Viviane, entre os resultados da pesquisa realizada com 1.000 mulheres do Nordeste, foi identificado que produtos de beleza tiveram um papel emocional para 8 em cada 10 delas durante o isolamento social. Mais de 80% das mulheres nordestinas disseram que produtos de beleza foram aliados em tempos de pandemia para aumentar a sensação de bem-estar em alguns momentos do cotidiano. 

O levantamento aponta que, na pandemia, beleza significa saúde e valorização pessoal para as nordestinas. Cerca de 62% das entrevistadas passaram a ficar mais em casa, o que levou a um momento de descolamento dos padrões estéticos e maior sensação de liberdade. Para 80,7% das entrevistadas, no período de isolamento social, a autoestima se tornou muito mais uma questão de bem-estar do que de padrões. O dado revela um movimento voltado para o interior, valorizando a saúde (65,7%) e a as qualidades pessoais (28,9%) como fatores importantes de um novo olhar para a própria imagem.

Além disso, o estuda aponta que o período de transformações também derruba antigas crenças sobre maquiagem entre as mulheres do Nordeste. Um total de 79,9% das entrevistadas afirmou que o batom vermelho é algo que uma mulher usa para ela se sentir bem, e não para chamar a atenção de outras pessoas. Outras 75,2% dizem que maquiagem colorida, brilho e perfume também podem ser usados dentro de casa.

A pesquisa revelou também que a maquiagem melhorou o humor de 81,3% das mulheres no Nordeste durante a pandemia. As nordestinas utilizaram esses cosméticos tanto em compromissos presenciais (28,7%), quanto online (29,2%), bem como para estas se sentirem mais bonitas (25,7%), ou para melhorar dias em que elas se sentiam desanimadas (11%).  

Não à toa, os resultados dos estudos apontam que as mulheres nordestinas querem usar ainda mais maquiagem e perfume quando a pandemia acabar. Maquiagem (67,8%) e perfume (59,4%) são os itens que passarão a ser usados com mais frequência nesse novo contexto, segundo o levantamento.

Movimento de reinvenção 

Em entrevista à BNews TV, Viviane Pepe também comentou sobre o mais novo posicionamento da Avon Brasil, a campanha “Olha de Novo”, através da qual foi realizada a pesquisa. "É uma campanha que a gente tem uma conexão paralelo entre a jornada de transformação da Avon, mas principalmente com a trajetória das mulheres. As suas histórias de superação, suas histórias de vida, as mulheres realmente mostrando aí todo o seu potencial e o que foi subestimado nas suas trajetórias”, conta a diretora de comunicação.

“Uma outra coisa que é um paralelo muito importante é como que a gente convida com essa campanha as pessoas a fazerem uma revisão de seus olhares. Uma revisão sobre preconceito, sobre o que elas entendiam como padrão de beleza, um novo jeito de falar também sobre beleza, maquiagem, autoestima, relação com seus corpos. Então, a gente mostra muito as belezas que a Avon olha de uma maneira plural, de uma maneira diversa, de uma maneira que realmente reconecte essa marca cada vez mais, com muitas e muitas mulheres, como foi a trajetória inteira de 135 anos”, acrescentou. 

A comunicadora relatou ainda quais são as bandeiras levantadas pela Avon em seu mais novo posicionamento. "A gente volta a falar muito de valores que estão na essência da marca. É uma marca que já nasceu de uma maneira muito de vanguarda, lá 135 anos atrás. Foi a primeira companhia realmente voltada para a mulher, a mulher como um vetor central, o centro de tudo, então desde o desenvolvimento de produtos, até um modelo de negócios”, explica. 

“Tem um olhar muito importante sobre realmente um apoio à autonomia feminina, ao poder de escolha das mulheres, a falar realmente sobre causas relevantes de gênero, e também a transversalidade de causas como, por exemplo, o ativismo LGBTQIA+ que também está muito presente no DNA da Avon, além do olhar também sobre o movimento antirracismo”, concluiu Viviane.

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