Coronavírus

INSS suspende perícia de revisão do auxílio-doença após alta de casos de Covid-19

Determinação do INSS e do SPMF foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)  |  Divulgação / INSS

Publicado em 13/01/2022, às 14h07 - Atualizado às 14h29   Divulgação / INSS   Suzana Petropouleas/Folhapress

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspendeu a realização das perícias para revisão do auxílio-doença, em razão do aumento de casos de Covid-19 no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (11) e passou a valer a partir de 12 de janeiro.

O INSS e a SPMF (Subsecretaria da Perícia Médica Federal) determinaram a suspensão das perícias "tendo em vista o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19)", segundo o comunicado publicado no Diário Oficial.

Em agosto de 2021, a operação de pente-fino do INSS convocou 170 mil beneficiários do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) para a perícia.

Em setembro, o INSS convocou novamente mais de 95 mil segurados, que não haviam sido localizados pelo órgão ou respondido à convocação até então, para agendamento da perícia até 11 de novembro. Mais de 10 mil segurados no estado de São Paulo estavam nessa situação.

A convocação determinava suspensão do pagamento do benefício caso o segurado não agendasse a perícia no prazo ou não comparecesse na data prevista. O pagamento poderia ser cortado definitivamente após 60 dias da suspensão.

A suspensão das periciais revisionais, publicada nesta semana, não vale para os mutirões de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas pela SPMF, segundo o comunicado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags INSS suspensão benefício beneficiários perícia revisão segurados bnews covid-19 coronavírus auxílio-doença SPMF

Leia também


Início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos será nesta sexta-feira, afirma Bruno Reis


Moradores de Lauro de Freitas podem cadastrar crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19; confira


Bahia registra aumento de 234% de infectados com Covid-19 no início de janeiro de 2022