Justiça

Advogado criminalista, Kakay diz que STF deveria julgar Adin em vez de habeas corpus de Lula

  |  Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 22/03/2018, às 08h39   Pedro Ladeira/Folhapress   Redação BNews

Para o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, o Supremo Tribunal Federal (STF) "fulaniza" a discussão sobre a prisão após condenação em segunda instância ao julgar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. Nesta quinta-feira (22), a Corte julgará o pedido da defesa do petista. 

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, preferiu não pautar duas ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) que tratam da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

"É ruim que esse habeas corpus esteja sendo julgado e mobilize o país. O ideal seria julgar a ação direta de inconstitucionalidade, porque o resultado serviria para todos. É importante não fulanizar a discussão", defendeu o advogado em entrevista à rádio Metrópole FM.

O especialista se arriscou a dar um palpite sobre o placar para o julgamento do habeas corpus: "Eu penso que a tendência seja uma decisão por 6 a 5, favorável ao ex-presidente responder em liberdade, seja por prisão imediata. Só de a decisão ser de 6 a 5 já demonstra que o STF tem que classificar esse entendimento para todos". 

"No meu entendimento, se a ministra Rosa Weber mantiver a posição, o Lula terá o direito de responder em liberdade", acredita. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags