Justiça

Líder da oposição diz que acionará MPF contra Bolsonaro por agressões a jornalistas

"Não é aceitável aos democratas ficar somente em notas de repúdio ou de solidariedade", escreveu o senador Randolfe Rodrigues (Rede), em suas redes sociais, nesta segunda-feira (1º)  |  Leopoldo Silva/Agência Senado

Publicado em 01/11/2021, às 10h53   Leopoldo Silva/Agência Senado   Redação BNews

O senador Randolfe Rodrigues (Rede), líder da oposição no Senado Federal, anunciou em suas redes sociais que acionará o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão tome providências contra as agressões realizadas no último domingo (31) contra jornalistas que acompanhavam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante passeio em Roma.

"Ainda amanhã representaremos ao Ministério Público Federal para que ajuíze uma ação civil pública por dano moral coletivo por ameaça à liberdade de imprensa, além de solicitar a cobrança de multa contra o Presidente da República", informou por meio de seu perfil no Twitter no início desta segunda-feira (1º).

Ele também prometeu protocolar no STF, através do seu partido, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) como objetivo de "obrigar o Palácio do Planalto a adotar todos os meios para assegurar a integridade dos jornalistas durante a cobertura de todos os atos do Presidente”.

2. Protocolaremos também, através da Rede Sustentabilidade, uma ADPF no STF para obrigar o Palácio do Planalto a adotar todos os meios para assegurar a integridade dos jornalistas durante a cobertura de todos os atos do Presidente.

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 1, 2021

O terceiro passeio de Bolsonaro pelas ruas da cidade europeia onde acontece o encontro da cúpula do G20 foi marcado pela violência a jornalistas da Rede Globo, jornal Folha de São Paulo e portal UOL. Seguranças brasileiros e italianos empurraram os profissionais, e um deles levou um soco, enquanto outro teve o celular tomado. O presidente hostilizou os membros da imprensa verbalmente.

Outros políticos, além do vice-presidente da CPI da Pandemia, também repudiaram o caso. Randolfe opinou que as agressões foram “inaceitáveis”, e “passaram de todos os limites”. “Não é aceitável aos democratas ficar somente em notas de repúdio ou de solidariedade", escreveu.

As inaceitáveis agressões ocorridas hoje à imprensa livre e ao jornalismo brasileiro, passaram de todos os limites! Não é aceitável aos democratas ficar somente em notas de repúdio ou de solidariedade. Além da devida solidariedade, estamos encaminhando as seguintes providências:

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 1, 2021

Leia Também

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial

Mercado piora projeções de inflação para este ano e do PIB de 2022, aponta boletim do BC

Presidentes do G20 apoiam taxação global de 15% para grandes empresas

Classificação Indicativa: Livre


Tags líder oposição MPF Senado Roma G20 agressões jornalistas Jair Bolsonaro contra por randolfe rodrigues bnews CPI da Pandemia acionará