Justiça

Ufba comemora 50 anos de serviço de atendimento jurídico grátis

Publicado em 21/11/2013, às 17h40      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O cinquentenário da atuação do Serviço de Apoio Jurídico (Saju), projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFBA, acontecerá em meio a uma semana repleta de atividades – a “VII Semana do SAJU – A  Prática Concreta da Utopia”, que será realizada durante os próximos dias 3 a 6 de dezembro.  
 
Os eixos temáticos escolhidos apresentam debates atuais e relevantes que nem sempre figuram nos congressos e simpósios do meio jurídico, mas provocam questionamento e inquietação dentro da Faculdade de Direito e serão expostos por diversos palestrantes e facilitadores, em mesas redondas, palestras, oficinas, filmes e intervenções artísticas.
 
A programação da VII SeSAJU tem como objetivo abordar a atuação do SAJU e a concepção de Direito construída por meio da atuação da instituição, focando temas como os desafios da assistência jurídica popular;  Direito à terra e questão agrária; Direito à cidade e questão urbana;  Direito, gênero e sexualidade; nova concepção do Direito; por um direito sócio-referenciado e de transformação social e pelo direito de resistir e se insurgir.
 
O Saju
 
O Serviço de Atendimento Jurídico da Faculdade de Direito da UFBA é um projeto de extensão que foi instituído no ano de 1963.  Além de beneficiar uma parcela desfavorecida da população com assistência e assessoria jurídica popular, a prática da extensão jurídica propicia ao estudante – tanto aqueles da graduação em Direito quanto os oriundos do B.I. em Humanidades – uma formação diferenciada daquela possibilitada na sala de aula.
 
O SAJU é, atualmente, um protagonista consolidado nesse cenário de integração entre Universidade e sociedade, trazendo impactos significativos nesses dois espaços entre os quais transita.  Frequentemente promove debates e possui estrutura horizontal e democrática que permite a participação coletiva de todos os “sajuanos”. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Direito UFBA 50 anos faculdade comemorações saju